quarta-feira, março 10, 2010

Orações por Ricardo


Queridos irmãos e anigos. Saudações.

Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia. Sl 66:20
Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração. Sl 102:17
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Tg 5:15.

Peço orações por meu filho Ricardo Resplandes.

Ele está com um tumor localizado no meio do seu cérebro, sob a superfície do tronco encefácilo, denominado “angioma cavernoso”. Pelos exames, ele teria nascido com esse tumor, o qual, por conseguinte, já teria quase 19 anos de idade. Não é um tumor cancerígeno. É um tumor benigno, cujas maiores consequências são provocadas pelos seus sangramentos, provocando lesões no cérebro toda vez que isso ocorre um sangramento. No caso do Ricardo, a Ressonância Magnética mostrou que o sangramento já teria ocorrido várias vezes, sem que percebêssemos qualquer anormalidade.
No entanto, no dia 24 de fevereiro, Ricardo começou a sentir uma dor de cabeça incomum e nós o levamos aos médicos: primeiro dois clínicos gerais o examinaram, depois um neurologista o examinou e após o exame solicitou a ressonância magnética, onde ficou constatado que ele possuía uma angioma do tipo cavernoso localizado, como já disse, em uma região extremamente difícil de ser atingida, o que inviabiliza a cirurgia, em face dos riscos. O médico neurocirurgião que o está acompanhando nos disse que devemos contrabalançar os riscos da cirurgia com os riscos dos efeitos agora sentidos por Ricardo (uma leve paralisia do lado esquerdo, deficiência visual, uma sonolência intensa, fraqueza nos membros da lado esquerdo). E que, em sua avaliação, a cirurgia não é recomendável nesse momento.
Desse modo, Ricardo está em observação, em três meses fará uma nova ressonância para se ver a evolução do angioma. Como não se sabe o que é que faz o angioma sangrar, fica difícil de fazer o controle das causas. Mas, a hipótese mais corrente é que os sangramentos são ocasionados pelo aumento da pressão arterial. Nesse sentido, ele irá levar a vida de forma a impedir o aumento da pressão, tendo cuidado com a alimentação, esportes e outras atividades que possam estimular o sangramento.
Segundo o neurocirurgião, o angioma não desaparece espontaneamente, mas nós cremos em Deus que, se esse tumor não pode ser retirado por meio cirúrgico normal, sem expor Ricardo aos riscos de danos cerebrais, Ele, o Senhor que fez o homem e tudo o que existe no universo, se for de sua vontade, poderá fazer uma cirurgia extraordinária, eliminando esse corpo estranho, ou então poderá fazer com que o mesmo não se desenvolva e nem sangre mais, mantendo o quadro clínico de Ricardo estável.
Enquanto isso, a Ciência continua pesquisando novas formas de enfrentamento desse mal, que até os anos oitenta sequer era conhecido.
Nesse sentido, pedimos orações a Deus pela eliminação do angioma cavernoso do cérebro do Ricardo; não sendo possível, que esse angioma possa permanecer estável, sem crescer ou sangrar novamente; e, por último, que Ele permita a evolução das descobertas científicas para possibilitar o tratamento desse mal e a cura de todos os que dele padecem. Que nós, da família de Ricardo possamos ter a sobriedade para orientá-lo adequadamente e ajudá-lo na condução de uma vida o mais saudável e menos estressante possível, o que não é fácil; e que possamos ver e compreender qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, conforme Rm 12:1. Enfim, pedimos a misericórdia divina por ele e por nós.
Desde já agradecemos a todos os que se sentirem tocados por esse problema que nós estamos enfrentando e que puder nos incluir em suas orações. Que Deus possa abençoar a todos.
Abraços,

Izaias Resplandes de Sousa.

Um comentário:

Drica disse...

Tenho muita fé professor e tenho certeza de que Jeová ira nos ajudar. Faço minhas orações todos os dias e o Ricardo esta sempre presente nelas e eu espero que tudo isso passe logo. Sabe professor que Jeová abençõe a todos vcs de coração.Beijus de todos da nossa familia que gostamos muito de vcs todos