quarta-feira, março 31, 2010

Apartamento 407

Estamos no Hospital Neurológico de Goiânia. Ricardo saiu do CTI e está agora no apartamento 407, sendo atendido e se recuperando da cirurgia.
Estamos on line. Se quoserem nos mandar e-mail pode mandar para respland@gmail.com ; se os irmãos quiserem falar, nosso MSN é respland@uol.com.br .
Nossos telefones também estão disponíveis: 66 9205 5956; 66 9218 0336; 62 9305 4707.
O telefone do hospital é 62 3250-3100.
O Ricardo está bem. Está dormindo. Falamos com o médico. Ele nos disse que o processo de recuperação está normal. Acreditamos que em breve estaremos em nossa casa, em Poxoréu. E então comemoraremos juntos esta vitória em prol da vida.
Abraços a todos.
Izaias Resplandes

Boletim Médico sobre o Ricardo

Goiânia, 01 de abril de 2010, 9 horas.

Liguei no Hospital agora para saber do Ricardo e recebi a seguinte informação: "Paciente Ricardo Resplandes: Dormiu bem, está acordado e respirando normalmente". Eu perguntei: Só? E o atendente falou: Só!
Isso é bom, mas nós vamos para lá, agora. Vamos ver isso de perto.

Abraços,

Izaias Resplandes

terça-feira, março 30, 2010

Uma tarde de alegria

Estamos muito felizes. Se choramos hoje, nossas lágrimas são de alegria, porque tudo está dando certo. Graças a Deus. Louvado seja o seu Nome. Aleluia!!!

Foto do Ricardo logo após a saída do Centro
Cirúrgico hoje de manhã. Ele ainda estava sob
os efeitos da anestesia. Em destaque, o corte cirúrgico.

Goiânia, 30 de março de 2010, 20 horas.



Agora à tarde Lourdes e eu fomos visitar o Ricardo no CTI e ele estava falante até demais. Ele é bem caladão, mas estava nervoso, disse que tinha brigado com os enfermeiros porque ele queria ir ao banheiro e não podia; e então eles disseram que ele poderia fazer as necessidades nas fraldas... E ele não gostou da idéia. Ele me falou: "Isso aqui é muito ruim, pai! Eu fico com dificuldade de ficar sentado uma hora na igreja, agora o senhor imagina ficar aqui o dia inteiro, quase sem mudar de posição". Mas nós conversamos um pouco (só pude ficar cinco minutos com ele e dez minutos com o médico do CTI). Pedi-lhe que tirasse o tempo para orar, falar com Deus, agradecer, cantar em silêncio... Ele disse que ía fazer isso. Ele também disse que já tinha pedido desculpas para as enfermeiras pela sua braveza.

Na conversa com o médico do CTI, fiquei sabendo que ele passou bem; que o Dr. Walter da Costa passou por lá e fez uma avaliação; e que amanhã ele deve receber alta do CTI e ir para o quarto, onde poderemos estar como aompanhante.

Quanto à nossa hospedagem aqui em Goiânia, amigos, isso não é problema. Aqui moram os familiares de minha esposa (irmãos, tios, primos) e também os meus familiares por parte de pai (tenho muitos irmãos meus, também tios e primos que moram aqui), além de meu filho, o Fernando Resplandes. De forma que aqui estamos em casa. Obrigado por se preocuparem.

No momento estamos hospedados no "Hotel da Tia Dalva" (irmã da Lourdes) e já tomamos conta da casa. A família de minha esposa é muito fraternal e solidária. Eles estão sendo verdadeiros pais para nós aqui. Dou graças a Deus por todos eles. São pessoas muito boas.

Quero agradecer a todos os telefonemas e e-mails que recebemos neste dia. Foram tantos, tantas mensagens de carinho, de amor, de apreço... Essa rede de proteção tem nos ajudado muito. E estamos muito alegres. Depois de tanta apreensão, estamos vendo a praia, o porto seguro, a bonança..

O Ricardo está com a cabeça inchada, mas isso é normal. Segundo a Enfermeira Cida Rodrigues, filha do seu Trajano, irmã da Profª Laurita, do Engº Djalma e outros, não devemos nos preocupar com isso.

Disse ela em e-mail: "Se até agora deu tudo certo, não haverá complicações - creia em palavra de enfermeira! Quando ele sair da UTI, não se peocupe se começar a dizer palavras sem sentido, mesmo acordado. O cérebro estará inchado e pode levar dias para desinchar e assim, ele vai ficar meio "fora de rota", por uns tempos, mas será devido à isso".

Então é isso, meus fraternos. Deus abriu portas para nós, e especialmente para o Riardo, aqui em Goiânia. A nossa amiga Sandra Rangel, que sempre tem me mandado mensagens de apoio, juntamente com tantos outros amigos, observou que eu poderia estar sofrendo duplamente por ter que ficar escrevendo e reltando tudo o que está acontecendo. É claro que não é agradável ficar falando das coisas ruins. Mas eu acho que agora só começarei a falar de coisas boas, da recuperação, da cura e da volta para casa.

Nessa volta, como bem lembrou a Cida Rodrigues, que nós possamos olhar de novo e com outros olhos as velhas paisagens enquadradas pela janela do carro. Então, com o alívio dessa operação, elas certamente estarão mais lindas.

É de observar que desde a nossa chegada aqui em Goiânia, ando para lá e para cá sem ver as coisas direito. Acredito que a partir de amanhã, quando eu ver o sorriso novamente nos lábios de Ricardo, meu caçula querido, tenho certeza de que vou gostar de tudo o que eu ver aqui em Goiânia. Tudo vai estar muito mais bonito e colorido. Vai ter as cores da vida. Até as ruas alagadas pelas chuvas vão estar bonitas.

Como destacou o meu amigo Prof. Luís Carlos Ferreira, "quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com alegria trazendo seus frutos". É isso o que está acontecendo conosco agora.
Estamos muito felizes. Se choramos hoje, nossas lágrimas são de alegria, porque tudo está dando certo. Graças a Deus. Louvado seja o seu Nome. Aleluia!!!

Abraços a todos.

P.S. Tenho publicado essas notas nos blogs www.umnt.blogspot.com e www.respland.blogspot.com. Para aqueles que desejarem mais informações, podem recomendar a leitura desses blogs.

Prof. Izaias Resplandes

Ricardo já está operado

Goiânia, 30 de março de 2010 - 1350 h

Queridos irmãos,
Queridos amigos:

Acabo de chegar do Hospital Neurológico de Goiânia, onde o meu filho Ricardo Resplandes foi submetido a uma microcirurgia vascular cerebral para a retirada de um angioma cavernoso que se encontrava alojado no centro de sua cabeça, no topo do tronco encefálico. A operação foi realizada pelo Dr. Walter da Costa, neurocirurgião com mais de 40 anos de experiência nesse tipo de intervenção. A cirurgião foi acompanhada pelo meu filho mais velho, Fernando Resplandes.

O Ricardo entrou para o Centro Cirúrgico às 7:40 horas, mas a cirurgia somente começou às 8:30 h, terminando às 11:30 h. Tudo ocorreu conforme o previsto. O médico fez um corte circular do tamanho de uma maçã, abriu o cérebro, separou o lóbulo temporal do frontal, abrindo caminho até o centro da cabeça, onde estava o angioma. Então sugou o sangue e fez a devida limpeza do local. A pele do angioma foi dividida em quatro partes e retirada, pedacinho por pedacinho. Fechou tudo e pronto. Estava encerrada a cirurgia.

Segundo o médico, a operação foi um sucesso. De acordo com o Dr. Joaquim, neurofisiologista que participou da operação, não houve qualquer lesão no Ricardo durante a cirurgia e que tudo ocorreu conforme o previsto. Segundo esse mesmo médico, de cada 100 neurocirurgiões, apenas três tem a ousadia de percorrer esse caminho feito pelo Dr. Walter. Foi uma cirurgia extremamente delicada.

Agora tem início a recuperação pós-operatória, que esperamos também possa ocorrer bem.

Hoje o Ricardo ficará no CTI - Centro de Terapia Intensiva e amanhã, estando tudo bem, ele vai para a enfermaria. Se tudo der certo, até sexta-feira ele estará de alta e, segundo o médico, já na segunda-feira ele poderia viajar para casa. Mas vamos aguardar mais um pouco, até ter certeza de que tudo realmente esteja bem.

Às 16:30 h de hoje, Lourdes e eu vamos vê-lo no Hospital e esperamos conversar com ele, pois não pudemos fazer isso em sua saída do centro cirúrgico. Apenas o vimos. Ele ainda estava sob os efeitos da anestesia.

Podemos dizer que "até aqui o Senhor nos tem ajudado". Ele tem ouvido as orações do seu povo, nos judou a levantar os recursos, conduzindo a operação. Graças ao Senhor nosso Deus por essa operação. A ele e somente a Ele seja o louvor, a honra e a glória por toda essa vitória sobre essa malformação instalada no corpo de Ricardo.

Nós sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, mas mesmo assim, ficamos apreensivos, temerosos, porque não sabemos o que realmente é o melhor para nós. Mas Deus é o Senhor da Vida e o que Ele deseja para nós é a Vida. Assim disse Jesus: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e vida em abundância.

Ricardo está vivo. Cada um de vocês tem feito uma parte nesse processo de libertação, o qual foi consequência de cada oração, cada pedido, cada angustia, cada gesto, cada oferta, cada lágrima derramada... Foi o amor de todos vocês, meus queridos, que trouxe a libertação de meu filho. Deus o está restabelecendo, principalmente por causa do muito amor que vocês têm demonstrado por nós. Louvado seja o Nome de Jesus, nosso único e eterno mediador.

Espalhem a boa nova. Ricado foi operado pela graça de Deus e a probabilidade é que ele fique bom.

Obrigado a cada um pelo que tem feito até aqui, tanto pelas orações, quanto pelas contribuições feitas. Elas nos ajudarão a quitar os empréstimos que fizemos para cobrir o custo da cirurgia. Muito obrigado pelo carinho, pelo amor e pela disponibilidade em nosso favor. Deus, o nosso Pai, não deixará cada um de vocês sem uma recompensa, porque ele ama ao que contribui com alegria e sem constrangimento. São muitas as pessoas que têm cooperado. Muitas delas são anônimas e que resolveram contribuir. Só o amor faz com que as coisas sejam desse jeito.

Obrigado de coração. Continuaremos mantendo a todos informado. Não deixem de continuar orando por nós, agradecendo por esta vitória parcial e pedindo pela vitória definitiva.

Abraços,

Família Izaias Resplandes

segunda-feira, março 29, 2010

Um pedido pela vida de Ricardo

Goiânia, 29 de março de 2010. 8:30 h

Queridos irmãos.
Queridos amigos:

Ricardo será operado amanhã de manhã, a partir das 7 horas. A cirurgia deve durar de três a quatro horas. Contatos conosco podem ser feitos pelos telefones:
Celulares 62 9305 4707; 66 9205 5956 Fixo: 62 3596 1278.

Hoje à tarde eu estive no Hospital conversando com o Dr. Walter da Costa. Ele me chamou lá. Queria me falar sem a presença do Ricardo. Então eu fui sozinho. Ele me disse que precisava me falar sobre a gravidade da cirurgia que será feita. Disse-me: será como se estivéssemos mechendo em sua alma. Ele também não quis conversar comigo sobre certas situações da vida do Ricardo depois da cirurgia, dizendo que disso falaríamos depois, se desse tudo certo. Me contou que ele esteve essa semana em um Congresso de Neurocirgia em São Paulo, onde estiveram presentes neurocirurgiões de todo o mundo e que o tema foi exatamente a retirada de angiomas e similares. Que ele levou as fotos da Ressonância Magnética do Ricardo e mostrou para os seus colegas e que, infelizmente, o único recurso para tratar do problema, com todos os riscos envolvidos é a cirurgia. Perguntei-lhe o que aconteceria se não fizéssemos a cirurgia e ele me disse que o Ricardo iria ficando paralisado cada vez mais até ficar completamente paralisado. Disse que é um milagre que o Ricardo ainda não esteja completamente paralisado, pois a lesão causada é muito grande.
Ele me passou muitas preocupações. Me disse para esperar o final da cirurgia, quando então ele falará comigo. Perguntou-me se eu tinha alguém da família na área médica para acompanhar a cirurgia e ver tudo o que será feito. Indiquei o Fernando Resplandes, que é Farmacêutico-Bioquímico e ele aceitou e autorizou. Disse que é melhor para depois explicar para a família o que foi feito.
Todas as preocupações do médico me deixaram claro de como é arriscada essa cirurgia, mas infelizmente não temos outra alternativa.
Estamos pedindo pela vida do Ricardo. Que Deus possa permitir que ele viva e sem sequelas, após essa cirurgia; que Deus possa guiar o procedimento cirúrgico para que tudo possa correr bem; que possamos voltar para casa em paz e feliz porque deu certo.
É o que pedimos.

Que Deus esteja com todos. Amanhã passo mais informações.

Abraços.

sexta-feira, março 26, 2010

Os milagres de Deus

Há tanta dor no mundo, tanto sofrimento. E nós estamos no meio disso e não escapamos das consequências.
No princípio, logo que a doença de Ricardo foi diagnosticada e era tão séria, cheguei a pensar se isso não seria consequência de coisas erradas que fizera no passado. Depois, vi que nem tudo é consequência de pecado e que muitas das coisas que nos acontececem são meios para que a glória de Deus possa se manifestar no meio de nós. Então eu tenho provado das bênçãos de Deus.
O que parecia impossível já não parecece mais. Parecia que não era viável a cirurgia; ela se tornou viável; parecia que não iríamos conseguir o dinheiro para a operação; já conseguimos o dinheiro (ainda que por empréstimo); parecia que ia ser difícil de pagar os empréstimos, mas todos os dias temos recebido doações, mostrando que isso será possível; no lugar da esperança pequena de ontem, Deus tem nos dado a grande esperança de hoje. Ínúmeras pessoas (não posso dizer quantas), estão se ajoelhando e clamando a Deus por sua misericórdia.
Isso faz parte do milagre que está acontecendo em nossas vidas.
Graças a Deus.
Obrigado pelo seu apoio e pelo seu amor para com minha família.

quinta-feira, março 25, 2010

Depósito de amor

Família Resplandes: Izaias, Lourdes, Mariza, Mariana, Fernando e Ricardo

Querido irmão... Querido amigo.

Certamente teríamos muitas coisas para discutir, interagir, interesses jurídicos, culturais, espirituais... Mas não gostaria de dissertar sobre a dor, a doença, o sofrimento, a angústia. Infelizmente estamos enfrentando esses adversários. E eles têm tentado nos derrubar. Mas não terão sucesso, porque nós não estamos sozinhos. Nós somos uma família. "Que maravilha é ser uma família!" Um cordão de três dobras é difícil de quebrar. Um feixe, então! Deus, o nosso Deus que tudo sabe, que tudo pode e que tudo faz nos fez um feixe que não será quebrado pelas forças que agem sobre nós.

Obrigado pela sua generosa ação de amor por nós. Obrigado de coração. Obrigado por dividir comigo essa responsabilidade. Tenho recebido o seu depósito de amor, em resposta às orações que cada um tem feito ao Senhor, em nosso favor. Estamos confiantes na vitória de nosso filho sobre a enfermidade.

Vocês são lindos! São maravilhosos! Que Deus multiplique em bênçãos, muitas vezes, o seu gesto de amor .

Abraços,

Izaias Resplandes.

terça-feira, março 23, 2010

Oh, Senhor!



Não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu filho há de sarar (Mt 8:8).

Ouça o meu pedido, Senhor e conduzas as mãos do médico Walter da Costa durante a operação de meu filho Ricardo Resplandes no próximo dia 30 de março de 2010.

Assim como as estrelas estão longe de mim, mas mesmo assim ainda vejo um pouco de suas luzes, o suficiente para enxergar o caminho por onde devo andar nas noites escuras;

Também o trono da tua graça está nos céus e eu ainda vivo na terra dos homens, mas acredito que mesmo daqui, ainda possa receber uma pequena porção de seu poder, a qual será mais que o bastante para restabelecer a saúde de meu filho.

Agradeço pela força e pela coragem que o Senhor tem dado a ele para enfrentar essa batalha pela vida, com a confiança e a serenidade de quem está bem.

Agradeço ao Senhor pelo amor que tens depositado nos corações de nossos amigos e irmãos para que eles também viessem somar conosco nessa luta.

Agradeço ao Senhor pelas mãos que têm sido estendidas para nos ajudar nas orações, no apoio financeiro, nos afagos, nos abraços e de tantas outras formas agradáveis e louváveis.

Não nos deixes esquecer nenhum destes que têm estado do nosso lado.

Não permita que a Sua Palavra seja apagada de nossos corações e que a nossa confiança no Senhor possa ser diminuída.

Ajude-nos para que possamos ser fiéis aos seus propósitos de amor pelos homens.

Que possamos servi-LO como o Senhor deseja.

Amém!

domingo, março 21, 2010

A vida do Ricardo

Poxoréu, MT, 21 de março de 2010.

Queridos irmãos e amigos.



O viver é algo maravilhoso, do qual somente podemos prescindir se isso for da vontade de Deus. Ele é o Senhor da vida e só Ele que no-la tem dado, tem igualmente o direito de pedi-la de volta. De nossa parte, devemos zelar e cuidar dela da melhor forma possível, como o bem mais valioso de todos os que existem no mundo.


Se nossa vida fosse um grande diamante, ela estaria guardada sob uma cúpula de vidro a prova de balas e de qualquer contaminação, com temperatura adequada e um sistema de vigilância intransponível. Pois nossa vida é um tesouro mais valioso do que o mais valioso diamante.

Mesmo assim, temos sido displicentes com ela. Não nos alimentamos como convém. Comemos e bebemos qualquer coisa. Entupimos-nos de gordura, de hormônios, de açúcar, e de tantas outras coisas que, em excesso, nos faz muito mal. Usamos drogas e tantas outras substâncias que destroem a nossa vida. A todo instante estamos pecando de morte contra a vida que Deus nos deu.

Apesar disso, o Criador nunca deixou de amar a criatura. Em que pese termos assumido a opção da morte, correndo atrás do conhecimento do bem e do mal, o que desencadeou todo um processo de destruição da vida, Deus nunca nos abandonou e nem deixou de nos amar. Pelo contrário, armou e executou um plano para a salvação de nossas vidas dos domínios da morte. Seu plano consistia em trocar um bem de muito maior valor por aquelas vidas de pessoas condenadas.

Então procurou esse bem em todo o universo, mas nada encontrou que equiparasse ao valor que Ele atribuía à vida humana. Nem todo o universo tinha para Ele um valor correspondente. Então concluiu que somente uma vida ainda mais preciosa do que todas as demais poderia ser considerada como suficiente para quitar esse grande resgate. E, infelizmente, essa vida somente poderia ser a de seu único e amado filho Jesus.

Mas era a vida de Seu Filho querido! Como envolvê-lo nessa missão? Para nós, certamente isso seria impossível de acontecer. Mas o amor de Deus pelo homem sempre foi maior do que Ele próprio. E isso fez com que Ele não apenas permitisse, mas também que Ele próprio enviasse o Seu Amado Filho para cumprir essa missão e assim resgatar a vida humana, trocando a Sua Vida pela vida daqueles a quem Ele muito amava.

Foi essa a forma como Deus nos ensinou a dar valor às nossas vidas. E da mesma forma como Ele provou que nos amava sobremaneira, de forma incomparável, Ele não espera menos amor de nós por nós mesmos. São palavras de Jesus: “Assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (Jo 13:34) e “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12:31). O amor que devemos ter por nós e pelo nosso próximo deve ter a mesma medida do amor que Cristo teve por nós.

Assim nos perguntamos: Que valor nós damos a vida que recebemos de Deus? Quanto vale a nossa vida para nós? Certo homem tinha muitas riquezas e não conseguiu abrir mão delas por amor de sua vida. Isso está na Bíblia em Lc 18:23. E na vida real onde nós vivemos? Qual a relação que existe entre a nossa vida e o que temos feito para cuidarmos dela? Seríamos capazes de trocar tudo para conservá-la? Essa é uma questão muito séria.

Quero confessar que fiquei com muito medo de perder a vida de meu filho Ricardo Resplandes. Quando o primeiro neurocirurgião, em Cuiabá, diagnosticou que ele estava com um angioma cavernoso no centro do cérebro, sob o tronco encefálico e me disse que a cirurgia para eliminá-lo era gravíssima e de alto risco; e que sua realização deveria ser avaliada, fiquei convencido de que seria melhor esperar um pouco e ver como a doença se comportaria, como ele sugeriu. E assim viemos para nossa casa em Poxoréu, MT. E nos dias seguintes, nos enchemos de informação e de sugestões de todo tipo, que nos foram proporcionadas por pessoas generosas de muitos lugares. E passamos uma semana procurando educar o nosso filho para encarar uma vida cheia de privações, a qual seria muito sofrida e com pouco sentido. Ele não poderia fazer qualquer coisa que pudesse causar aumentos da pressão arterial, porque esse aumento poderia levar a um novo sangramento do angioma e a consequências mais traumáticas. Foi uma semana terrível, estressante, que certamente prejudicou a qualidade do trabalho prestado por toda a família. Ricardo sofria e nós também junto com ele.

Então eu senti que Deus falou conosco quando minha esposa, num átimo de coragem, me disse que o Ricardo gostaria de passar por outra avaliação neurológica. Então eu lhe perguntei bravo: Você quer a cirurgia? Ele quer a cirurgia? E ela insistiu em dizer-me como resposta que ele gostaria de ter uma nova avaliação. Eu não resisti mais e fomos para Goiânia, onde ele foi reavaliado.

O neurocirurgião goiano, na verdade um mineiro que há mais de quarenta anos realiza neurocirurgias em Goiás, analisando a Ressonância Magnética feita em Cuiabá, observou que toda cirurgia tem riscos, mas que a doença do Ricardo na verdade já facilitou em parte o seu tratamento. A lesão existente já é bem grande e seu crescimento está ocorrendo de dentro para fora, o que vai permitir que ela seja alcançada de frente, sem a necessidade de perfuração no tronco encefálico ou em qualquer órgão de vital importância. É difícil descrever o processo em linguagem simples. Mas o que se destaca é a viabilidade da cirurgia. Ficamos convencidos de que ela poderá ser feita com um grau de risco aceitável. O neurocirurgião responsável nos disse que, inclusive, teria feito uma intervenção semelhante em tempo bem recente.

Assim, marcamos a cirurgia. Ricardo será operado no dia 30 de março de 2010, no Instituto de Neurologia de Goiânia, por uma equipe comandada pelo Dr. Walter da Costa. Entendemos que esse médico será o instrumento usado por Deus para fazer essa operação. Que suas mãos sejam guiadas pelo anjo do Senhor para que a vida de Ricardo venha ser preservada e Deus, mais uma vez, venha ser glorificado.

Destacamos que o tratamento será bastante oneroso, estando acima de nossas posses disponíveis. Todavia, antes que saíssemos liquidando o nosso patrimônio de forma insensata, Deus nos tem dado sabedoria e temos recebido apoio de vários irmãos, os quais têm prometido nos emprestar os recursos necessários para cobrir o tratamento. O próprio hospital concedeu um bom abatimento no valor inicial de R$ 50 mil e vai nos fazer o pacote por 40 mil reais.

É com este ânimo que estamos de volta a Poxoréu. Nesta semana vamos tentar consolidar o recurso e voltaremos no domingo para Goiânia. Ricardo deverá ser internado na segunda-feira, dia 29 de março e operado na terça-feira, dia 30.

Segundo o médico os efeitos já ocasionados pela lesão poderão ser minorados e até desaparecer com o tempo. E, dentro de pouco tempo ele poderá voltar ao exercício normal de suas atividades. Amanhã o Ricardo trancará a faculdade, por orientação do médico, para que ele fique tranqüilo e possa se recuperar sem qualquer preocupação. Em agosto, se tudo der certo, ele volta a estudar.

Essa é a situação atual. Quero agradecer a todos os que têm orado por nós e, principalmente por ele. É maravilhoso ver a tranqüilidade com que o nosso filho está enfrentando esse problema. Creio que o Espírito Santo está conduzindo esse caso. Insisto no pedido de orações. Não somente para a melhora, mas também para a viabilização dos recursos necessários. Que Deus esteja com cada um e que cada irmão possa valorizar com peso de diamante a vida que tem recebido do Criador. Ela é o bem mais precioso que nós temos recebido de Deus e temos que cuidar bem dela.

É o que temos aprendido até agora. Abraços a todos e obrigado pelas orações.

Izaias Resplandes de Sousa, pai do Ricardo.

segunda-feira, março 15, 2010

Esperança!


Senhor. Ter esperança é tão bom. É por isso que eu me alegro a cada dia que chega, pois além da novidade da manhã, ele me renova a fé e me faz crer, mais do que nunca, de que o Senhor me ama e só quer o que é melhor para mim e para a minha família. Isso me faz ver que, apesar do caminho ser estreito e apertado, o Senhor o mantém bem sinalizado para que não venhamos cair no abismo. É com essa visão, Senhor, que nós estamos caminhando, com a convicção de que chegaremos em segurança ao nosso destino. Obrigado pela fé, pela esperança, pelo amor, pela proteção e pela vontade de viver.


Prof. Izaias Resplandes

domingo, março 14, 2010

Presente e futuro

É maravilhoso poder acreditar e esperar pelo futuro que se vai ter. São tantas as possibilidades! Todavia, não podemos deixar de viver o presente com toda a intensidade, pois ele não se repetirá.

Prof. Izaias Resplandes

sábado, março 13, 2010

Sorria!


Sorria! O sorriso é uma forma de se dizer ao mundo que se é feliz, que se acredita em Deus e se tem esperança de que a cada dia tudo será melhor para si e para todos os que vivem ao redor desse planeta lindo chamado Terra.
Prof. Izaias Resplandes

sexta-feira, março 12, 2010

O Senhor dos milagres

Acreditar nos homens e na ciência pode ser uma boa opção, mas o crer em Deus é imprescindível. Só Ele é o Senhor que pode fazer os milagres que precisamos em todos os momentos de nossa vida.

Prof. Izaias Resplandes

quarta-feira, março 10, 2010

Orações por Ricardo


Queridos irmãos e anigos. Saudações.

Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia. Sl 66:20
Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração. Sl 102:17
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Tg 5:15.

Peço orações por meu filho Ricardo Resplandes.

Ele está com um tumor localizado no meio do seu cérebro, sob a superfície do tronco encefácilo, denominado “angioma cavernoso”. Pelos exames, ele teria nascido com esse tumor, o qual, por conseguinte, já teria quase 19 anos de idade. Não é um tumor cancerígeno. É um tumor benigno, cujas maiores consequências são provocadas pelos seus sangramentos, provocando lesões no cérebro toda vez que isso ocorre um sangramento. No caso do Ricardo, a Ressonância Magnética mostrou que o sangramento já teria ocorrido várias vezes, sem que percebêssemos qualquer anormalidade.
No entanto, no dia 24 de fevereiro, Ricardo começou a sentir uma dor de cabeça incomum e nós o levamos aos médicos: primeiro dois clínicos gerais o examinaram, depois um neurologista o examinou e após o exame solicitou a ressonância magnética, onde ficou constatado que ele possuía uma angioma do tipo cavernoso localizado, como já disse, em uma região extremamente difícil de ser atingida, o que inviabiliza a cirurgia, em face dos riscos. O médico neurocirurgião que o está acompanhando nos disse que devemos contrabalançar os riscos da cirurgia com os riscos dos efeitos agora sentidos por Ricardo (uma leve paralisia do lado esquerdo, deficiência visual, uma sonolência intensa, fraqueza nos membros da lado esquerdo). E que, em sua avaliação, a cirurgia não é recomendável nesse momento.
Desse modo, Ricardo está em observação, em três meses fará uma nova ressonância para se ver a evolução do angioma. Como não se sabe o que é que faz o angioma sangrar, fica difícil de fazer o controle das causas. Mas, a hipótese mais corrente é que os sangramentos são ocasionados pelo aumento da pressão arterial. Nesse sentido, ele irá levar a vida de forma a impedir o aumento da pressão, tendo cuidado com a alimentação, esportes e outras atividades que possam estimular o sangramento.
Segundo o neurocirurgião, o angioma não desaparece espontaneamente, mas nós cremos em Deus que, se esse tumor não pode ser retirado por meio cirúrgico normal, sem expor Ricardo aos riscos de danos cerebrais, Ele, o Senhor que fez o homem e tudo o que existe no universo, se for de sua vontade, poderá fazer uma cirurgia extraordinária, eliminando esse corpo estranho, ou então poderá fazer com que o mesmo não se desenvolva e nem sangre mais, mantendo o quadro clínico de Ricardo estável.
Enquanto isso, a Ciência continua pesquisando novas formas de enfrentamento desse mal, que até os anos oitenta sequer era conhecido.
Nesse sentido, pedimos orações a Deus pela eliminação do angioma cavernoso do cérebro do Ricardo; não sendo possível, que esse angioma possa permanecer estável, sem crescer ou sangrar novamente; e, por último, que Ele permita a evolução das descobertas científicas para possibilitar o tratamento desse mal e a cura de todos os que dele padecem. Que nós, da família de Ricardo possamos ter a sobriedade para orientá-lo adequadamente e ajudá-lo na condução de uma vida o mais saudável e menos estressante possível, o que não é fácil; e que possamos ver e compreender qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, conforme Rm 12:1. Enfim, pedimos a misericórdia divina por ele e por nós.
Desde já agradecemos a todos os que se sentirem tocados por esse problema que nós estamos enfrentando e que puder nos incluir em suas orações. Que Deus possa abençoar a todos.
Abraços,

Izaias Resplandes de Sousa.

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...