quarta-feira, agosto 20, 2008

Acadêmicos de Direito da UNIC - Primavera visitam TCE/MT


A segunda parte da visita doas acadêmicos da UNIC ao TCE/MT teve início pela Coordenadoria de Controle de Atos de Pessoal, a qual tem na sua direção a servidora Nair Ferreira de Sales.


Em seguida, os acadêmicos conheceram o Protocolo do TCE e a forma como é conduzida os trabalhos de recepção de documentos naquela repartição pública.


O acadêmico Daniel, do 9º. Semestre de Direito foi apresentado como um novo funcionário da repartição, sendo informado que o padrão de vencimentos dos servidores do órgão depende de sua formação acadêmica. Quanto maior conhecimento, maior será o vencimento. Os alunos gostaram das cifras pagas pelo tribunal, as quais, inclusive, são nominalmente discriminadas e divulgadas no site do TCE/MT.

Então foram à Ouvidoria, a qual é hoje um modelo para todo o Brasil. A ouvidoria é a porta de entrada de denúncias, críticas, sugestões e reclamações feitas pelos cidadãos e administrados de todo o Estado.


Como a própria palavra estampa, o termo ouvidoria provém do verbo “ouvir”. No sentido geral, sua função é ouvir críticas. Nos tribunais de contas, ela ouve o cidadão em suas dúvidas, sugestões ou reclamações contra os entes públicos no que tange a atos lesivos, que contrariam o interesse geral, principalmente, ao uso inadequado dos recursos públicos. É um órgão que cria e amplia os canais de comunicação entre o Estado e a sociedade.


A penúltima atividade dos acadêmicos no TCE/MT foi assistir uma palestra a respeito das atividades administrativas e culturais do Tribunal.

Os dois auditores responsáveis pela mesma não apenas expuseram, mas responderam às perguntas formuladas pelos atentos estudantes.


Para encerrar a visita, a Coordenadoria de Cultura proporcionou aos acadêmicos da UNIC – Primavera uma apresentação do coral da entidade, o qual entoou duas lindas melodias.

A visita a Cuiabá foi completada com um tour pelo Pantanal Shoping. Segundo Daniel e Evandro Zanata, a visita ao TCE/MT foi nota dez. Os acadêmicos deixam aqui os seus agradecimentos à profª. Fabiane Guilherme, à direção da UNIC - Primavera que colaborou com a viagem e à Presidência do Tribunal de Contas de Mato Grosso pelo convite e pela maravilhosa recepção que receberam em Cuiabá.

Nenhum comentário:

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...