sábado, janeiro 23, 2010

Izaias Resplandes: 1969 a 2009

O TEMPO PASSA...


Em Alto Araguaia - MT, em 1969, quando estudava no Ginásio Pe. Carletti, escrevi para minha mãe: "acho que vou ser médico mesmo; não encontrei outra coisa melhor". Passei longe disso.

Em 1971, mudamos para Goiânia, GO. Com notas medíocres eu terminei o "ginásio" (era assim que se chamava o 'Ensino Fundamental'), no Colégio Estadual Dom Abel. Era um aluno "regular". Cheguei a repetir a quarta série do ginásio por faltas em Educação Física.

Em 1974 ingressei na Escola Técnica Federal de Goiás. Comecei o curso de Técnico em Estradas. Fiz só um semestre. Nos anos seguintes iniciei Tecnico em Secretariado, Técnico em Contabilidade, Técnico em Telecomunicações e Técnico em Enfermagem... Não passei do primeiro ano nesses cursos.

Em 1981 mudei para Poxoréo, MT. Então comecei o curso de Magistério na EEPSG Pe. César Albisetti. Depois de repetir o terceiro ano, formei-me professor em 1984. Nunca pensei que seria professor de verdade. Digo... Professor formado.

Em 1985, voltei para Goiânia, GO. Casei-me com Lourdes no dia 19 de janeiro de 1985 e ingressei na Faculdade Anhanguera para cursar Direito. Desisti em março de 1986, retornando para Poxoréo, MT, onde fui contratado pela Prefeitura de Poxoréo como Supervisor de Educação.

Em 21 de março de 1986 nasceu meu filho mais velho, Fernando Resplandes.

Em 1988, tomei posse como professor do Estado de Mato Grosso, após ser aprovado em primeiro lugar, sendo lotado na EEPSG Profª Juracy Macêdo, onde trabalho até hoje.

Em 1989, tomei posse como Assistente Administrativo do Município de Poxoréo, após classificar-me em segundo lugar no concurso realizado para preenchimento do cargo.

Em 25 de março de 1990 nasceu a minha filhinha Mariza Resplandes e em 15 de abril de 1991 o meu caçula Ricardo Resplandes veio ao mundo.

Em 1995 concluí os 'Estudos Adicionais' ao Magistério (equivalente ao quarto ano magistério). Ainda neste ano, aprovado em segundo lugar no vestibular da UFMT iniciei o curso de Pedagogia, no qual me formei em 1988.


Em 1999, formei-me Gerente de Cidades pela FAAP/SP. En 2003, formei-me Professor de Matemática, pela UFMT (tive a felicidade de passar em primeiro lugar no vestibular).

Em 2005 pedi exoneração da Prefeitura de Poxoréo.

Em 2008 após classificar-me em primeiro lugar no concurso promovido pelo Estado de Mato Grosso, tomei posse como Professor de Matemática, na EEPSG Pe. César Albisetti, onde trabalho até hoje.

Em 2009, concluí o curso de Direito pela UNICEN/UNIC de Primavera do Leste, MT. No mesmo ano passei nas provas teórica e prática da OAB. E, se não acontecer nada em contrário, começo a advogar neste ano.

Dia 19 de janeiro de 2010, Dona Maria de Lourdes Resplandes e eu, comemoramos nossas bodas de prata fazendo um passeio em Goiás, onde nos conhecemos.

Lourdes, como já disse tantas vezes é "a esmeralda mais preciosa que Goiás já produziu e que me deu por esposa". Com ela eu encontrei a felicidade e, depois de tantos anos vivendo juntos, nós ainda temos o maior amor possível um pelo outro.

Eu sou Izaias Resplandes de Sousa e esse é o primeiro capítulo de quarenta anos de minha vida. Espero poder escrever o segundo capítulo para contar os segredos de como se constrói uma vida alicerçada cem por cento no amor. Então deverei dizer que somente aquele que ama tudo o que faz pode ser uma pessoa bem sucedida em tudo o que intentar fazer.

E espero que você esteja lá para conhecer o final dessa história.


4 comentários:

Zigomar disse...

A vida é cheia de idas e vindas, mas quando temos Deus em primeiro plano, o resto tudo da certo. Que bom saber que fostes vitorioso, meu irmão, Não há vitórias sem lutas e são nas maiores lutas que temos as maiores vitórias, obviamente. Que Deus lhe abenções para que continues vitorioso até o fim de tua carreira na terra.

Abraço de quem acompanhou um pouco de tuas lutas e vibra com tuas vitórias
Zigomar.

Rabino Oliveira disse...

O mais importante, Izaías - é o trabalho que faz como professor - pois nele se inclui até mesmo medicina. Ensinar é não somente "construir" pessoas através da instrução, senão encaminhar. Neste ponto, entra até mesmo psicologia, psicanálise, enfim, bem ligadas ao campo médico.
(Rabino J. de Oliveira - nascido em Poxoréo)

Anônimo disse...

Bom dia!
Curso direito e estou fazendo minha cadeira de TCC I.
Para realizar a resenha, escolhi um texto seu sobre a Responsabilidade Civil do Estado, na qual foi publicado no Recanto das Letras.
Gostaria de saber seu perfil para poder adicionar na resenha.
Obrigada,
Tais
email:anataispinzon@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Izaias,
Sou a professora Ângela,estou trabalhando com poemas e poesias com meus alunos. Dentre estes, tive o privilégio de mostrar alguns de autoria sua. Com o histórico de vida que o senhor postou, tomei a liberdade de levar ao conhecimento dos meus alunos, pois até então, apresentei-o como o "irmão do motorista Enivaldo", "o meu Prof. de Matemática" e "escritor da UPE".
Ah! Quero dizer também, que ainda tenho um livro de poesias que ganhei do senhor em 1997 +ou-, em um evento oferecido pela Secretaria de Educação de Poxoréu. Fico orgulhosa quando vejo pessoas "poxorense" assim posso incluí-lo, escrevendo poemas e poesias tão singelas. Quando vejo o blogs da UPE, fico pensando: quantas pessoas inteligentes passaram por minha vida escolar e profissional, entre eles,o senhor, o Prof. Gaudêncio, o Prof. Jeremias, Profª Eunice (Nicinha), Maria Aparecida (Cidão) Prof. Lélis e o Prof João de Souza.
Quero aqui realizar um agradecimento especial à todos!
Na oportunidade, quero lhe pedir informação de como adquirir a ultima edição da Revista UPE. Assitir a entrevista com o Prof. Gaudêncio, mas não pude comparecer no lançamento previsto. Por favor envie-me informação no meu email
angelafigueiredopva@hotmail.com
Obrigada!! E um abraço
Ângela Maria

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...