terça-feira, dezembro 20, 2016

POR AMOR A KARITA

POR AMOR A KARITA
Antes de tudo, quero me apresentar: eu sou um TUNIQUINHO! Esse é o nome que nós escolhemos para o nosso grupo familiar, em homenagem ao meu avô Antônio Gomes de Sousa, notoriamente conhecido e respeitado na região de Torixoréu, MT, como o TUNICO SOUSA. Neste ano de 2016 nós participamos de três campanhas de saúde em nosso próprio meio, além de nos envolvermos também em outras frentes de ação. A primeira começou ainda no ano passado e marcou o início desse ano, quando lutamos pela vida de meu filho Ricardo Resplandes. Depois veio a luta pela saúde de tia Zulmira de Sousa. E agora, estamos chegando ao fim do ano lutando POR AMOR A KARITA. Lutamos pela realização de cirurgias delicadas e muito onerosas. Infelizmente, ainda que nossa Constituição diga que “saúde é um direito de todos e dever do Estado”, isso está longe de ser realidade no Brasil, quando vemos ser noticiados quase que diariamente a morte de pessoas nas filas de espera para realização de cirurgias eletivas. É nessas horas que a gente se desespera, porque apesar dos avanços tecnológicos, tais benefícios somente são colocados à nossa disposição, quando temos recursos financeiros para assegurá-los. E isso, em um país onde a maioria da população é muito pobre, nós sabemos que não é algo fácil de conseguir. Mesmo assim, nós nunca deixamos de acreditar que com a união dos esforços de muitas mãos e com muito amor em nossos corações, nós sempre poderemos ver e vivenciar milagres em nossas vidas.
E então eu pude dizer hoje à noite esse breve mais tão significativa frase. Vencemos! Bastou-me uma só palavra para traduzir o meu sentimento de gratidão às centenas de pessoas que nos ajudaram na obtenção dos recursos necessários para que a cirurgia renal de minha prima Karita se tornasse realidade.
Foram três dias intensos de conversas e muita ação. E ao final dessa Campanha, quero dizer que foi maravilhoso poder receber e dar um abraço de amor como esse que cada um de nós conseguiu dar e receber durante essa operação por AMOR A KARITA. 
Eu sei como é grande o coração e a capacidade de amar de tantos dos tantos que convivem comigo. Eu sei porque eu tenho sido amado por demais. E isso me sensibiliza para tentar compreender e amar também, na mesma medida, ainda que isso seja quase impossível, porque sempre recebi bênçãos com medida transbordante, recalcada e sacudida!
Eu não gosto do amor de gogó. Eu gosto do amor de fato. Da mesma forma, eu gosto muito de orações, mas de orações ativas, carregadas de ação, pesadas de concretude, conscientes e saborosas. Não gosto de falatórios vazios e hipócritas, que falam, falam, mas não produzem nenhuma ação. Gosto de orações que me mostram a face de Deus agindo na minha vida, porque o Deus que eu acredito não é um Deus de fala vazia, mas é um Deus que quando fala, as coisas acontecem.
O que Deus nos mobilizou para fazer por três dias foi uma grande missão de amor pela vida de Karita. Isso, sim, é o amor que eu conheci e quero que Deus me ajude a praticar muitas e muitas vezes até ser capaz de não discutir, mas apenas amar!
Quero dizer que é desse tipo amor que estou me esforçando para aprender. E que é sendo amado com esse tipo de amor que eu também estou aprendendo a amar. Essa nessa dimensão pedagógica que faço esse meu discurso. Afinal, como não amar se a cada instante dessa vida eu sou muito amado? É o exemplo e não a teoria que produz o resultado desejado por mim e, com certeza, por todos nós.
 Além disso, eu tenho aprendido que para amar é preciso ser capaz de ver além daquilo que se vê. Normalmente nós vemos apenas as aparências e por isso temos dificuldades de amar.
O amor não é fruto de aparências. O amor brota na alma e se espalha pelo coração e pela mente. Quando se é possuído pelo amor, a gente faz as coisas sem perguntar por quê; a gente consegue ver o que é invisível para os olhos normais; a gente consegue sentir a dor e a alegria que está dentro do outro; e a gente se dispõe a ser instrumento nas mãos de Deus para trazer o alívio  ao sofrimento de nosso irmão.
Eu quero agradecer a cada um dos meus queridos TUNIQUINHOS e das centenas de amigos que vamos colecionando pela vida afora, pelos tantos lugares que passamos, pela alegria que me proporcionaram de poder viver e sentir as emoções desses dias de lutas por AMOR A KARITA!
E a mensagem que deixo a cada um é esta: vamos em frente! Nós estamos nos tornando uma família de verdade, nós estamos aprendendo a ser família. Não é difícil amar e se relacionar com uma ou duas pessoas, mas estar presente na vida de centenas já não é uma tarefa tão fácil. Mas nós estamos nos aperfeiçoando na medida em que caminhamos para sermos milhares de TUNIQUINHOS! Começamos com os filhos, netos e bisnetos de Tunico Sousa. Incorporamos genros, noras, primos, sobrinhos, tios... Estamos realmente nos transformando em uma Grande Família, principalmente quando deixamos fluir em nosso meio o sangue de nossos ancestrais, que sempre valorizaram a família e a amizade. É esse fluxo que nos anima, que nos enche de saudades deles e nos faz sentir vontade de seguir os seus passos e ser pelo menos um pouquinho do que eles foram.

Parabéns aos TUNIQUINHOS & AMIGOS que hoje dormem o sono feliz de quem fez o bem da melhor forma que foi possível fazer. Saúde para todos, mas em especial para a musa inspiradora dessa nossa Campanha de Amor. Que Deus abençoe a você, KARITA DIOGO GOMES e que sua operação seja bem sucedida para que sua alegria de viver feliz e sem dor seja restabelecida. Amém! 

Um comentário:

A busca do saber disse...

Eu nunca tive dúvidas, da amizade da sua pessôa, mas confesso que não esperava tanto, mas fico muito agradecido, por entrar nesta campanha de corpo, alma, e coraçõa, muito obrigado! Meu irmão.
Mas peço-lhes, para em meu nome da Karita, e dessas pessôas agradecer a cada uma das pessôas, que fiseram sua parte.
Aos guerreiros tuniquinhos, Liliane, Euzaine, Luzineide, Antonio Carlos, Rogério, e Izaias Resplandes, reconheço que uns fez mais e outros menus, mas cada um fez o que a eles foram possível! Com seu conhecimento condições, cultural, financeira, e tempo disponivel em sua agenda.
Em nome de toda essa gente Meus cinceros agradecimentos.
Arnaldo Gomes de Sousa
Pva Do Leste MT 23/12 2016

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...