sábado, maio 07, 2016

Feliz dia das mães, minha mãe!

Querida mamãe!

Quero te cumprimentar pelo dia das mães neste ano de 2016. Sou muito feliz de poder ter a oportunidade de conviver contigo, ainda que frequente muito pouco a sua casa. Talvez pudesse ter passado um pouco mais do meu tempo de vida ao seu lado, mas infelizmente, tenho vivido muito ocupado com os corre-corres da vida cotidiana. De forma que, mais que lamentar, eu quero te agradecer pelo seu exemplo, que fez de mim um homem trabalhador.

Admiro a sua fibra de luta e de disposição para o trabalho. Posso ter sido omisso no afeto, no carinho e na atenção, mas me dediquei aos estudos e ao trabalho, buscando alcançar os melhores resultados nesses campos. Seu exemplo de mulher trabalhadora sempre me encantou. Você sempre trabalhou incansavelmente e nunca se envergonhou de ter que trabalhar, ainda que às vezes tivesse de executar trabalhos considerados mais inferiores. Aprendi contigo e com o meu pai também, que o mais importante é trabalhar e posso dizer que desde que alcancei a maioridade, foram raros os dias em que fiquei desempregado, embora nem sempre tenha escolhido o serviço a fazer. Essa lição de ser trabalhador eu a aprendi muito bem com vocês. E ainda hoje, do alto de seus cabelos embranquecidos pela vida, você ainda continua ensinando aos meus irmãos e a mim, que todos nós devemos trabalhar e fazer a nossa parte. É claro que carinho e amor são muito importantes, mas dificilmente haverá carinho e amor onde houver a falta dos bens necessários para sobrevivência.

Aprendi que primeiro devemos cuidar da barriga, para depois cuidar do coração. Afinal, ainda que muitos pensem o contrário, saco vazio não para em pé. E assim tem sido durante toda a nossa vida. Demonstramos o nosso carinho e o nosso amor uns pelos outros, trabalhando para que em nossos lares nunca tivéssemos que ficar de barriga vazia. Tivemos dias difíceis, nossas lembranças que o diga, mas nós os vencemos porque nós nos amávamos e soubemos trabalhar sempre unidos para vencer os dias maus.

Por outro lado, ainda que esteja agradecido porque fui educado para ser um trabalhador e dar o melhor de mim, não posso negar que, por muitas vezes, me encontrei a lamentar o fato de ter dedicado quase todo o meu tempo de vida ao trabalho, deixando muito pouco para a convivência familiar com a senhora, minha mãe, e também com minha esposa, meus filhos e meu neto. Quero dizer-te que sinto muita falta dessa convivência e sei que ainda poderei lamentar por não ter aproveitado mais. Mas, infelizmente, o que foi, foi. E, por isso, não vou agora começar a chorar pelo leite derramado.
Todavia, antes do abraço desse dia, mesmo que minha educação recebida diga que não seja preciso, eu quero te pedir perdão por ter-lhe dado apenas umas poucas migalhas de minha atenção e quero agradecer-te por me ter dado o máximo da sua quando pude estar contigo.

Obrigado por tudo o que tem feito por mim até aqui. Sei que nossa realidade foi dura, mas foi vivida com dignidade. Ninguém diga que seus filhos não sejam homens de fibra como você também tem sido até aqui e, com certeza será até o final de seus dias.

É claro que hoje a senhora não precisaria mais continuar trabalhando. No entanto, continua. De sol a sol, de domingo a domingo. Eu entendo que sua mensagem está a me dizer que nunca poderá parar de me ensinar, ainda que hoje eu já comece a viver os meus dias como ancião. Não tenho dúvidas que enquanto eu viver estarei sendo ensinado pelo seu exemplo de mulher trabalhadora.

Também te agradeço pela orientação espiritual. A ciência que estudei travou duras batalhas comigo, mas sempre busquei dominá-la ao invés de ser dominado por ela. Assim, não me tornei um cético, mas um cientista de fé, que aprendeu a usar a ciência para consolidar as instruções espirituais aprendidas com a senhora, no estudo teórico e prático da Bíblia Sagrada, ao invés de me tornar uma espécie de cientista ateu e sem esperança, que somente conseguisse ver o que estivesse na ponta do seu dedo indicador. Assim, uso o melhor da ciência em meu benefício material, ao tempo em que me aprofundo no conhecimento da Palavra de Deus. Afinal, não duvido que seja Ele o criador de todas as coisas, diga o que diga quem quiser dizer o contrário. Há muitos que acham impossível esse casamento, mas vivo muito bem como um cientista criacionista. E nisso eu te louvo, minha mãe. Pois foi a senhora que me encaminhou no caminho das profundidades do conhecimento espiritual. A senhora não poderia ter feito melhor do que isso, posto que hoje, guardo em meu coração a convicção de que um dia nós estaremos todos juntos para sempre na presença de Deus, nosso Pai, porque, além desse ser o Seu desejo, Ele não mediu esforços, misericórdia e bondade para que isso acontecesse.

Por tudo isso que disse, mas principalmente pelo que não disse e que talvez diga outro dia, muito obrigado, mamãe. Você é uma mãe nota dez! Eu te amo e te admiro e te guardo no mais profundo aconchego de meu coração.


Feliz dia das mães, minha mãe!

Nenhum comentário:

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...