segunda-feira, março 19, 2012

YES, nós temos Feira Coberta!

 A entrada da Feira de Produtor de Poxoréu fica na Av. Brasília, en frente ao Escritório de Advocacia do "Dr. Resplandes" e da Primeira Igreja Batista de Poxoréu.
A Feira Coberta do Produtor foi inaugurada no sábado passado, dia 17/03/2012, com a presença de uma boa parte da população. Várias autoridades civis e eclesiásticas estiveram presentes, como o Prefeito Ronan Figueiredo Rocha, o Secretário de Educação Prof. Antônio Lélis de Azevedo Rocha, o ex-vereador Ajax Alves Gomes, o Dr. Djalma Rodrigues da Silva (do INDEA local), o Pe. Ademar (Diretor da Escola Técnica de Poxoréu), dentre outras.
A Feira é uma reivindicação antiga dos nossos feirantes. A Dona Maria do Adolfo, da Banca de Salgados, que o diga. Sempre que conversávamos sobre o assunto, lá na Escola Pe. César Albisetti, onde ambos trabalhamos, ela me fazia o relatório e revelava a sua ansiedade. Como sou grande apreciador das delícias culinárias das feiras, não deixei de passar em sua banca para degustar o pastelzinho frito na hora. É uma delícia!
Mas voltando ao ponto, a Feira Coberta para atender ao Produtor é um avanço na escala do progresso, principalmente para uma pequena cidade do interior como a nossa querida Poxoréu. 

Em que pese a tradição das feiras livres nas ruas (o que ainda acontece nas grandes cidades), a área coberta traz mais conforto, tanto para os feirantes, como para os seus fregueses. Todos ficam protegidos, tanto do sol quente, quanto das chuvas. E até as verduras agradecem, demorando um pouco mais para começar a murchar. Além disso, também há o benefício da segurança para todos. No meio da rua sempre se correm os riscos de um atropelamento ou de qualquer outro acidente automobilístico, já que nem sempre os motoristas respeitam o espaço da feira e continuam trafegando pela rua onde ocorre o evento.
Aliás, é bom pensar em colocar mais um quebra-molas na Av. Brasília, para que sirva como mecanismo redutor da velocidade nas proximidades da feira. Foi colocado um entre a Feira e a Rádio Sul Matogrossense. Acredito que seria bom colocar outro entre a Feira e a MT-130. É bom trabalhar no preventivo enquanto está tudo bem para evitar o "eu falei que isso ia acontecer!".
A Feira de Poxoréu já esteve em vários lugares. De 1977 para cá, quando eu comecei a circular por Poxoréu, me lembro dela na parte histórica da cidade, na Rua do Menino Velho e do Dr. Didi; tenho uma vaga lembrança da feira na Av. Brasíl, perto da ponte do Areia, na frente das casas do seu Manoel Coutinho, do comércio do Seu Zé Baiano e do Seu Trajano; depois ao lado do Mercado Municipal (atual Destacamento da Polícia Militar); depois ela voltou lá para o centro, ficando em frente à Escola Pe. César Albisetti. Ali, ela ficou conhecida como "a feirinha" - um nome carinhoso, mas que era usado em face de que o número de feirantes que enchia as ruas da feira nos anos anteriores, ficara bastante reduzido, resumindo apenas em algumas poucas bancas.
Hoje a Feira de Poxoréu oferece espaço para que o produtor tenha a oportunidade de expor e oferecer seus  produtos à venda por um preço mais acessível.
Amanhã nós voltaremos a falar um pouco mais da nova Feira de Poxoréu.

Nenhum comentário:

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...