Nossos pensamentos isolados podem transformar nossa vida; um "somatório de idéias" pode transformar o universo em um lugar fantástico para todos os seres vivos.
quinta-feira, janeiro 28, 2010
Que eu possa me levantar sempre!
segunda-feira, janeiro 25, 2010
Família Izaias SOUSA
Antônio Gomes de Sousa e Maria Cândida de Sousa (1º casamento de meu avô) - Jerônimo Gregório de Sousa e Narcisa Carolina de Rezende (meus bisavós) - Aureliana Martins de Sousa e Antônio Gomes de Sousa (2º casamento de meu avô) - Meus tios (filhos de Tunico e Maria Cândida): Claudemira (Kiló), Josias, Irani e Marina, João Berocan (Beró), Marcelino (meu pai) e Odílio, Paulina e Zulmira - Meus pais: Marcelino Argemiro e Maria Resplandes - Meus filhos e esposa: Fernando, Ricardo, Lourdes e Mariza, depois eu, Izaias Resplandes - Meus tios (filhos de Tunico e Aureliana): Eriovaldo e Leidiomar, Antônio Carlos (Carlinhos), Luciano e Agda - Meu pai Marcelino e Maria Cândida Teodoro (2º casamento). Embaixo: Eu e meus irmãos (filhos de Marcelino e Maria Resplandes): Izaias e Antônio, Argemiro, Waldomiro e Wildacy - Meus irmãos (filhos de Marcelino e Maria Cândida): Wanderley e Sandoval - Meus irmãos de criação (filhos de Maria Cândida): Luiza, Lucimar e Luzia, Ediranir, Lueci e Alcir.
domingo, janeiro 24, 2010
Família Tunico Sousa
Jerônimo Gregório de Sousa e Narcisa Carolina de Rezende (PAIS DE TUNICO)
Antônio Gomes de Sousa (TUNICO) e Maria Cândida de Sousa
Claudemira Cândida de Sousa (KILÓ)
Josias Gomes de Sousa
Marina Cândida de Sousa
Irani Gomes de Sousa
João Berocan de Sousa (BERÓ)
Marcelino Argemiro de Sousa (MARCELO)
Odílio Carvalho de Sousa
Paulina Cândida de Sousa
Zulmira de Jesus Sousa
Leidiomar Martins de Sousa
Antônio Carlos Martins de Sousa
Luciano Martins de Sousa
Agda Martins de Sousa
sábado, janeiro 23, 2010
Izaias Resplandes: 1969 a 2009
Em Alto Araguaia - MT, em 1969, quando estudava no Ginásio Pe. Carletti, escrevi para minha mãe: "acho que vou ser médico mesmo; não encontrei outra coisa melhor". Passei longe disso.
Em 1971, mudamos para Goiânia, GO. Com notas medíocres eu terminei o "ginásio" (era assim que se chamava o 'Ensino Fundamental'), no Colégio Estadual Dom Abel. Era um aluno "regular". Cheguei a repetir a quarta série do ginásio por faltas em Educação Física.
Em 1974 ingressei na Escola Técnica Federal de Goiás. Comecei o curso de Técnico em Estradas. Fiz só um semestre. Nos anos seguintes iniciei Tecnico em Secretariado, Técnico em Contabilidade, Técnico em Telecomunicações e Técnico em Enfermagem... Não passei do primeiro ano nesses cursos.
Em 1981 mudei para Poxoréo, MT. Então comecei o curso de Magistério na EEPSG Pe. César Albisetti. Depois de repetir o terceiro ano, formei-me professor em 1984. Nunca pensei que seria professor de verdade. Digo... Professor formado.
Em 1985, voltei para Goiânia, GO. Casei-me com Lourdes no dia 19 de janeiro de 1985 e ingressei na Faculdade Anhanguera para cursar Direito. Desisti em março de 1986, retornando para Poxoréo, MT, onde fui contratado pela Prefeitura de Poxoréo como Supervisor de Educação.
Em 21 de março de 1986 nasceu meu filho mais velho, Fernando Resplandes.
Em 1988, tomei posse como professor do Estado de Mato Grosso, após ser aprovado em primeiro lugar, sendo lotado na EEPSG Profª Juracy Macêdo, onde trabalho até hoje.
Em 1989, tomei posse como Assistente Administrativo do Município de Poxoréo, após classificar-me em segundo lugar no concurso realizado para preenchimento do cargo.
Em 25 de março de 1990 nasceu a minha filhinha Mariza Resplandes e em 15 de abril de 1991 o meu caçula Ricardo Resplandes veio ao mundo.
Em 1995 concluí os 'Estudos Adicionais' ao Magistério (equivalente ao quarto ano magistério). Ainda neste ano, aprovado em segundo lugar no vestibular da UFMT iniciei o curso de Pedagogia, no qual me formei em 1988.
Em 1999, formei-me Gerente de Cidades pela FAAP/SP. En 2003, formei-me Professor de Matemática, pela UFMT (tive a felicidade de passar em primeiro lugar no vestibular).
Em 2005 pedi exoneração da Prefeitura de Poxoréo.
Em 2008 após classificar-me em primeiro lugar no concurso promovido pelo Estado de Mato Grosso, tomei posse como Professor de Matemática, na EEPSG Pe. César Albisetti, onde trabalho até hoje.
Em 2009, concluí o curso de Direito pela UNICEN/UNIC de Primavera do Leste, MT. No mesmo ano passei nas provas teórica e prática da OAB. E, se não acontecer nada em contrário, começo a advogar neste ano.
Dia 19 de janeiro de 2010, Dona Maria de Lourdes Resplandes e eu, comemoramos nossas bodas de prata fazendo um passeio em Goiás, onde nos conhecemos.
Lourdes, como já disse tantas vezes é "a esmeralda mais preciosa que Goiás já produziu e que me deu por esposa". Com ela eu encontrei a felicidade e, depois de tantos anos vivendo juntos, nós ainda temos o maior amor possível um pelo outro.
Eu sou Izaias Resplandes de Sousa e esse é o primeiro capítulo de quarenta anos de minha vida. Espero poder escrever o segundo capítulo para contar os segredos de como se constrói uma vida alicerçada cem por cento no amor. Então deverei dizer que somente aquele que ama tudo o que faz pode ser uma pessoa bem sucedida em tudo o que intentar fazer.
E espero que você esteja lá para conhecer o final dessa história.
terça-feira, janeiro 19, 2010
Bodas de Prata de Lourdes e Izaias Resplandes
Marcelino Argemiro de Sousa (seu Marcelo), lavrador, nascido em 28/06/1935, filho de Antônio Gomes de Sousa e Maria Cândida de Sousa; e, Maria Resplande de Sousa, prendas domésticas, nascida em 26/04/1940, filha de João Resplande de Araújo (natural de Genipapo do Resplande, atual Fernando Falcão, Estado do Maranhão) e Jorcelina de Sousa Carrijo (natural de Torixoréu, MT); ambos naturais de Torixoréu, Estado de Mato Grosso. Viveram juntos por cinco anos e tiveram os seguintes filhos: Izaias Resplandes de Sousa, nascido em 25/05/1958; Antônio Resplandes de Sousa, nascido em 04/09/1959; Argemiro Resplandes de Sousa, nascido em 23/02/1961; Valdomiro Resplandes de Sousa, nascido em 11/10/1962; e, Vildacy Resplandes de Sousa, nascido em 28/07/1963.
Então se separaram e tiveram outros companheiros.
Os filhos de Seu Marcelino Argemiro de Sousa e Dona Maria Resplandes de Sousa são: Izaias Resplandes de Sousa, nascido em 25/05/1958; Antônio Resplandes de Sousa, nascido em 04/09/1959; Argemiro Resplandes de Sousa, nascido em 23/02/1961; Valdomiro Resplandes de Sousa, nascido em 11/10/1962. E os filhos de Seu Marcelino Argemiro de Sousa e Dona Maria Cândida Teodoro são: Sandoval de Freitas Sousa, nascido em 09/07/65 e Vanderley de Freitas Sousa, nascido em 24/06/1968. E, por último, o filho de Dona Maria Resplandes de Sousa e Seu Erasmo Mendes de Sousa: Enivaldo Mendes de Sousa, nascido em 27/02/1966, em Araguainha, MT.
Meus irmãos são todos maravilhosos.
Luísa de Freitas Coêlho é a mais velha; depois vem o Lucimar de Freitas Coêlho e a Luzia de Freitas Coêlho. Abaixo, Ediranir de Freitas Coêlho, Luecy de Freitas Coêlho e Alcy de Freitas Coêlho.
Com eles aprendi muito sobre o que significa conviver. Eles completam a minha família. Aprendemos e construímos muitas coisas boas juntos.
Sebastião Rodrigues de Andrade, nascido em 17/09, na cidade de Perdões, MG e falecido em 06/09/1987, em Goiânia, GO, filho de José Rodrigues de Andrade e Castorina Joana de Sousa;
Gasparina Rosa de Jesus, nascida em Tiros, MG, faleceu em 16/11/1967, em Nova América, GO, filha de José Miguel da Silva e Firmina Maria de Jesus.
O casal teve quatro filhos: Maria de Lourdes Resplandes, nascida em 27/01/1962; Maria Aparecida de Andrade, nascida em 02/08/1963; José Rodrigues Neto, nascido em 10/12/1965; e Joana Darc de Andrade, nascida em 10/04/1967.
Então Sebastião ficou viúvo e, posteriormente se casou novamente com Dona Maria das Dores de Andrade, com a qual teve três filhos: Dalvany da Penha de Andrade, nascida em 10/05/1970, Darcy Rodrigues de Andrade, nascido em 12/09/1972 e Dorvacy Rodrigues de Andrade, nascido em 19/11/1973.
Maria de Lourdes Resplandes é a mais velha. Depois, José Rodrigues Neto, Maria Aparecida de Andrade e Joana D'Arc de Andrade. Esses são os filhos de Sebastião Rodrigues de Andrade e Gasparina Rosa de Jesus. Na parte de baixo da foto: Darcy Rodrigues de Andrade, Dorvacy Rodrigues de Andrade e Dalvany da Penha de Andrade. Esses são os filhos de Sebastião Rodrigues de Andrade e Maria das Dores de Andrade.
Meus cunhados são pessoas maravilhosas. Demonstram grande amor por Lourdes e grande prazer em receber-nos em suas casas. Sempre que vamos visitá-los tem festa certa. Todos se reúnem e se alegram juntos. É uma maravilha!
terça-feira, janeiro 05, 2010
COMEÇANDO O ANO EM BOA-FÉ
NA ENTRADA DA POUSADA
E foi mais ou menos o que aconteceu conosco. Com o objetivo de aproveitar o recesso de ano novo, decidimos nos reunir em família na Pousada Boa Fé, localizada a aproximadamente 80 km de Primavera do Leste, via BR-070, sentido Cuiabá/Barra do Garças. As primeiras informações do lugar estavam veiculadas na internet em http://www.pousadasbr.com.br/viewad.asp?id=523167579849108788> e diziam assim:
Acreditamos, principalmente porque outras pessoas que já haviam ido até lá, nos garantiram que era um bom lugar para se descansar. Assim, imbuídos de boa-fé, contratamos um pacote para a área de camping e lá fomos nós.
O ônibus encheu. Onde não havia gente, havia mala. Quanta mala! Parecia que nós íamos para o Piauí. Roupas, redes, barracas, comida pronta, comida por fazer, fogareiro, tabuleiros de xadrez... De tudo um pouco. Afinal, não podíamos ter falta de nada...
segunda-feira, janeiro 04, 2010
DOIS DIAS NA BOA-FÉ
Então começou o desfrute da água... Água era o que não faltava. Disseram-me que o Lago da Boa Fé tem 47 hectares. Não sei se é verdade, mas que ele grande, isso é. Enivaldo e seu Zé da Divina me chamaram para explorá-lo de caiaque. Os remos dos caiaques haviam sumido. Só havia um que estava comigo. Então atravessaram o lago até um buritizal e fizeram dois remos com talos de folha de buriti. Disseram que ficaram ótimos os remos. E então começamos a exploração.
SEU ZÉ, TIA REGINA, DIVINA E LOURDES, EM UMA BOA CONVERSA NO BOSQUE
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA. A GENTE QUER COMIDA, DIVERSÃO E ALEGRIA!
ENQUANTO ENIVALDO E IZAIAS SE BATEM FIRMES NO XADREZ!
Então fiz um esforço sobre humano e remei firme. O caiaque deslizou pelas águas. Eu sentia dores nos braços e nas pernas, mas não me importava.
DORA: É HORA DE RELAXAR E DESCANSAR.
À noite, a varanda coberta do Acampamento virou um cassino. Baralho, Xadrez, Damas... Ninguém ficou parado. Mariza pegou o violão, tocou e cantou... E do carro César da Joelma vinha uma música sertaneja raiz. Belas melodias!
E assim foram os dois dias que passamos ali. Comemos, brincamos, cantamos, jogamos, nadamos, remamos e fizemos tudo o mais que tínhamos direito. Foi um belo passeio.
MARIZA NO PEDALINHO E IZAIAS NO BARCO A REMO
O fim
No dia três, após um almoço rápido, como disse o Douglas Resplandes, nós voltamos para a civilização. Foi um delicioso final de semana. Chegamos cansados de tanto pedalar, remar, nadar, conversar, comer, brincar, andar e bla-bla-blá...
O próximo passeio da família já está marcado para março e deverá ser nas Novas Águas Quentes de Poxoréu, MT. Segundo a prima Rosemeire Sousa Silva, o lugar é muito bom!
MARIZA, IZAIAS, ALTAMIRO E SARAH. ATÉ OUTRO DIA!
Mas isso já é assunto para outra história. Que viver, verá e lerá. Até lá!.
A hora do juízo
A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...
-
A história da família Resplandes está ligada ao município de Sobral, Estado do Ceará, de onde partiram alguns migrantes, para se fixar no fu...
-
A família Resplandes, também conhecida como Resplande ou Resplandi vai se firmando e consolidando a sua unidade nacional. Nós, de fato estam...
-
Busto de João Resplandes e sua bisneta Maria Resplandes em Fernando Falcão - ex-Jenipapo do Resplandes. Ele foi o primeiro a chegar ao luga...