Acima: Ricardo e Izaias Resplandes
Nossos pensamentos isolados podem transformar nossa vida; um "somatório de idéias" pode transformar o universo em um lugar fantástico para todos os seres vivos.
quarta-feira, dezembro 31, 2008
FELIZ 2009!!!!
Acima: Ricardo e Izaias Resplandes
sábado, dezembro 20, 2008
IV Recital de Poesias SESC-Ler de Poxoréu
A aluna Laudelina Magalhães da Silva escreveu e apresentou "A combinação da brincadeira". Também o aluno Francisco (foto abaixo) fez o mesmo. Escreveu e apresentou "A história do garoto que veio do Ceará e o padre que veio do Amazonas".
Também declamaram poesias upeninas: Bianca, Beatriz, Amanda, Oldaiza, Nair Rodrigues, Divanete, Andrelina, Adineusa, Valdeval, Valdi, Éverton, Pedro, Cândida, Antônia, Vanderlan, Aníbal, Sebastião Paulino, José João, Rubens, Adélia, Vilma, Bianca, Elson, Luíza e Márcia.
Ao término, os membros da UPE - União Poxorense de Escritores, grandes homenageados do Recital, deixaram palavras de incentivo e de agradecimento. O prof. Gaudêncio Amorim (foto acima), Presidente da UPE, deixou sua mensagem citando Fernando Pessoa: "tudo vale a pena, quando a alma não é pequena" e estimulou a comunidade Sec-Ler a continuar a sua trajetória, porque o que fazem em Poxoréu é incomparável.
O upenino Izaias Resplandes (foto abaixo), após dizer que, como todos, também sente "medo, dor de barriga e frio, quando sobe no palco, também se sentia desafiado em seu brio para subir até lá a fim deixar a sua mensagem". Para tanto, recitou em homenagem aos alunos do SESC-Ler e aos organizadores do evento, o seu clássico poema "Exaltação a Poxoréu".
Por último, a Profª Luciene Alves, Coordenadora da Unidade Sesc-Ler de Poxoréu, MT, fez os agradecimentos e já deixou o convite para o V Recital de Poesias, o qual já está programado para acontecer em 16 de dezembro de 2009.
Foi uma linda noite cultural. O "Somatório de Idéias" parabeniza a organização pelo evento e pela divulgação da arte e da cultura local. A comunidade se fez presente, prestigiando o evento.
As luzes de Poxoréu
Trevo das Lanchonetes
Os enfeites foram todos construídos com material reciclado, como garrafa peti e similares.
quarta-feira, dezembro 17, 2008
XI OBA
Escola Pe. César faz festa de 30 anos
Os professores Gaudêncio Filho Rosa de Amorim e Izaias Resplandes de Sousa (foto) foram os responsáveis pela condução da programação.
5 Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. -->
6 Näo estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petiçöes sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oraçäo e súplica, com açäo de graças. -->
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos coraçöes e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. -->
8 Quanto ao mais, irmäos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. -->
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
A foto de encerramento, com alunos do 3º. ano.
terça-feira, dezembro 16, 2008
História da Escola Pe. César Albisetti
Corria o ano de 1978. Poxoréu ganhava um novo prédio escolar. A obra, construída pelo Governo de Mato Grosso, tornava-se realidade graças aos esforços do Dr. Louremberg Ribeiro Nunes Rocha, filho de Poxoréu e então Secretário de Estado da Educação (1974-1978). Apesar de novo, o prédio deveria abrigar a já existente Escola Normal Regional Dr. Fernando Correa, criada em 1962 e que, até aquele momento andava de um lado para outro, por não ter sede própria. Desse modo, nos primeiros anos de sua criação, ficou funcionando nas dependências do Ginásio 7 de Setembro (atual Escola “Cel. Júlio Müller”) e, posteriormente, nas dependências do Centro Juvenil Salesiano, sempre ministrando o ensino noturno.
Enfim, o novo prédio fica pronto. Prédio novo, nome novo. Em primeiro lugar veio apenas uma adequação. De Escola Normal Regional Dr. Fernando Correa, através do Decreto n°. 1.692, de 29/02/1978, passa a ser apenas Escola Estadual de 2° Grau Dr. Fernando Correia. Depois veio o novo nome. Através do Decreto n°. 1.369/78, publicado no D.O.E., de 22/05/1978, passa a denominar-se EE de I e II graus “Pe. César Albisetti”.
A denominação “Pe. César Albisetti” fora sugerida pelo Secretário de Educação Louremberg Rocha, o qual teve a pretensão de homenagear seu velho professor, falecido poucos anos antes e que, além disso, prestara relevantes serviços aos boróros da região de Sangradouro.
Naqueles tempos, a Escola oferecia o Ensino Fundamental no período diurno e os cursos de Auxiliar de Contabilidade e Magistério, em nível de 2°. Grau. A partir de 1999, passou a oferecer apenas o ensino médio.
Situada na Av. Dom Bosco, s/n, bairro João Pessoa, a Escola Pe. César Albisetti possui um área de um hectare (10.000 m2), tendo 1.166.91 m² de área construída e 1.585,60 m² de área coberta. O terreno possui uma topografia irregular. Dessa forma, na parte plana, foi construído o prédio da escola e a quadra de esportes. Já o restante do terreno, de declividade acentuada, é aproveitado para se fazer a jardinagem na parte da frente e um pomar na parte dos fundos. A área fica de frente para a Avenida Dom Bosco, numa extensão de 136.00 metros; faz fundo com terras do espólio de Antônio Pereira de Oliveira por 82,50 metros; no Lado Direito faz divisa com a rua Projetada, numa extensão de 74,50 metros; e, no Lado Esquerdo, com terras da Missão Salesiana (Centro Juvenil), por 102,30 metros.
Tem como finalidade, a formação humana, o conhecimento científico e a valorização cultural dos alunos, com a intenção de orientá-los na resolução de situações e problemas do cotidiano da sociedade em que estão inseridos, pretendendo assim contribuir para a formação de bons cidadãos.
Respeitando as individualidades de seus alunos e profissionais da Educação, oferece aos mesmos possibilidades para o desenvolvimento de suas capacidades críticas e expressivas nas diversas áreas do conhecimento.
Atualmente, a Escola funciona em todos os turnos, ministrando aulas para o Ensino Médio não profissionalizante. Seus 598 alunos matriculados estão distribuídos em 16 salas de aula que funcionam no prédio da escola e em 02 salas anexas que funcionam no período noturno no prédio da Escola Estadual "João Borges Vieira" no distrito de Aparecida do Leste, a 35 quilômetros da cidade de Poxoréu.
Seu quadro de funcionários é composto por 42 profissionais da educação entre efetivos, interinos, contratados e gestores.
A administração da Escola está a cargo da Profª Maura Rodrigues Silva e Silva, eleita para o biênio 2007-2009, a qual conta com o apoio pedagógico da Profª Sandra Maria Moraes Rangel Soares. A Secretaria está a cargo da Técnica Elza Sousa Silva. E o Presidente do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar é o Prof. Antenor Alves Ferreira.
A Secretária Elza Sousa Silva, ao lado da servidora Vanildes.
Essa é a Escola Pe. César Albisetti, a qual, apesar de estar comemorando os trinta anos de sua atual denominação, na verdade já conta com 46 anos de serviços educacionais prestados à comunidade poxoreana. É um orgulho para o povo de Poxoréu.
Escola Pe. César homenageia ex-diretores
Poxoréu, MT, 16/12/2008
A EE Pe. César Albisetti, na festa de comemoração dos trinta anos da denominação, fez uma homenagem aos seus ex-diretores. Infelizmente nem todos puderam comparecer. A homenagem foi então recebida pelos seguintes diretores: Josiane, Antenor Alves Ferreira, João de Souza, Gaudêncio Filho Rosa de Amorim, Maura Silva e Silva e Adjair Pereira de Miranda (ordem da foto).
Prof. João de Sousa, um dos homenageados, fez um discurso de agradecimento em nome de todos os diretores, falando sobre a sua chegada em Poxoréu e sobre o seu trabalho em prol da educação neste Município.
Homenagem aos Professores da Escola “Pe. César Albisetti”
O companheiro escolhido é um veterano de muitas batalhas. É um palmeirense convicto e que tem muito a ver com o seu clube de futebol. Nosso professor é o próprio “alviverde” nos gramados da educação. E o hino do Palmeiras, com certeza poderia ser cantado ou declamado em sua homenagem. Assim diz a letra:
No gramado em que a luta o aguarda
Sabe bem o que vem pela frente
Que a dureza do prélio não tarda
E o Palmeiras no ardor da partida
Transformando a lealdade em padrão
Sabe sempre levar de vencido
E mostrar que de fato é campeão
Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra
Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra
Por nosso alviverde inteiro
Que sabe ser brasileiro
Ostentando a sua fibra
Ele entrou nessa comunidade no ano de 1982. Como seu Palmeiras “é um atacante de raça”. Hoje, parcialmente careca, pode-se dizer que ele perdeu os cabelos lutando pela realização de um ensino de qualidade na Escola Pe. César. Ainda não fez o seu Master Science, mas não há dúvida de que é um Mestre Honoris Causa nesta escola. Quase todos os atuais professores do “Pe. César” podem dizer com orgulho que foram seus alunos. Isso significa ter sido formado por um profissional competente e compromissado com a educação. Alguém que de fato está ligado com o que de mais moderno e atualizado existe em termos de conhecimento. Alguém que sempre procurou inovar, usando a técnica e a tecnologia mais sofisticada ao seu alcance. Começou com o Retroprojetor de Slides, chegou ao vídeo e ao computador. Atualmente, já se ouve ele falando em notebook e data show. Isso, sim é estar “antenado”.
Diante disso, nada mais justo que a homenagem, abraço e o carinho sejam dados ao Presidente do Conselho Deliberativo, Nutricionista e Prof. de Biologia da Escola Pe. César ANTENOR ALVES FERREIRA.
Prof. Luís Sérgio e Prof. Giampiero, participando da festa.
segunda-feira, dezembro 15, 2008
Escola Pe César inicia Feira das Ciências 2008
A EE Pe. César Albisetti, Poxoréu, MT, concretiza hoje a sua Feira de Ciências de 2008. Ontem os alunos trabalharam arduamente para ultimar os detalhes de sua apresentação. A semana foi árdua. A Escola pareceia uma oficina, um canteiro de obras: martelos, serrotes, pinturas, recortes, costuras, desenhos, digitações, construções de gráficos, redação final de projetos... De tudo um pouco. Foi uma correria geral, mas o resultado final está muito bom e vamos mostrar alguns recortes aqui neste espaço.
Maquetes
Feira de Ciências da cabeça aos pés
Fotos da Feira de Ciências: http://picasaweb.google.com.br/respland/FeiraDeCiNciasDe2008SeleOI#
A coordenação da Feira de Ciências Pe César 2008
Uns orientavam os projetos, outros a confecção de cartazes, a produção de letras, a cosntrução de maquetes, a tabulação de dados, a organização dos painéis, o embelezamento das salas.
Todos participaram e todos devem sentir-se valorizados porque o trabalho feito foi bem apreciado pela crítica e pelos visitantes. O Somatório deixa aqui os seus cumprimentos a todos os que direta ou indiretamente fizeram a sua parte. É assim que se faz.
Continuem unidos e que a Feira de 2009 seja ainda melhor.
Mais uma vez, parabéns a todos.
A hora do juízo
A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...
-
A história da família Resplandes está ligada ao município de Sobral, Estado do Ceará, de onde partiram alguns migrantes, para se fixar no fu...
-
A família Resplandes, também conhecida como Resplande ou Resplandi vai se firmando e consolidando a sua unidade nacional. Nós, de fato estam...
-
Busto de João Resplandes e sua bisneta Maria Resplandes em Fernando Falcão - ex-Jenipapo do Resplandes. Ele foi o primeiro a chegar ao luga...