sábado, setembro 27, 2014

As gerações de Bruna Moraes

As gerações da Bruna

Izaias Resplandes de Sousa


Família!!! Existe algo mais precioso do que as nossas famílias? Não, não existe!
A família foi uma dádiva de Deus para nós. Foi Ele instituiu a família, ao ver que não era bom o homem Adão que criara viver sozinho e por isso, de uma de suas costelas fez a mulher Eva.
Se pensarmos em Adão e Eva, somos todos descendência deles... Mas isso está muito longe... Então vamos simplificar as nossas raízes às gerações que deixaram como legado para nós, belíssimas imagens fotográficas.
Acredito que Jerônimo Gregório de Sousa é o nosso ancestral mais antigo que já foi fotografado. E sua imagem se sucederá nas milhares de gerações de seus descendentes.


A Brunna Moraes, filha de Luzirene Moraes e de João Bosco de Sousa, teve como avós paternos Belmiro e Maria Sousa (pais de seu pai João Bosco) e como avós maternos Niusa Moraes e Antônio Paes (pais de sua mãe Luzirene), teve como bisavós paternos Jerônimo Gregório de Sousa e Narcisa Carolina de Rezende (pais de Belmiro, pai de João Bosco, seu pai), e José de Sousa e Sebastiana (pais de Maria Sousa, mãe de João Bosco, seu pai) e como bisavós maternos Josias Gomes e Inês Moraes (pais de Niusa, mãe de sua mãe Luzirene), teve como trisavós paternos Jerônimo Gregório de Sousa e Narcisa Carolina de Rezende (pais de Balmiro, pai de João Bosco, seu pai), teve como trisavós maternos TUNICO SOUSA e Maria Cândida de Sousa (pais de Josias, pai de Niusa, mãe de Luzirene, sua mãe), teve como tetravós maternos Jerônimo Gregório de Sousa e Narcisa Carolina de Rezende (pais de TUNICO SOUSA, pai de Josias, pai de Niusa, mãe de Luzirene, sua mãe) e José de Carvalho e Senhorinha da Encarnação (pais de Maria Cândida de Sousa, mãe de Josias, pai de Niusa, mãe de Luzirene, sua mãe)... Que mistura familiar interessante!


Assim querida prima Lu Moraes... Você não precisa misturar as gerações da Bruna, porque elas já estão bem misturadas. Veja o caso de Jerônimo Gregório de Sousa e Narcisa Carolina de Rezende que são ao mesmo tempo seus bisavós paternos e seus bisavós maternos... E veja mais...
Jerônimo Sousa (tetravô materno e bisavô paterno de Bruna) é também irmão de José de Sousa, seu bisavô paterno, pai de Maria Carrijo de Sousa.
Caríssima SOUSA! Sinta orgulho de suas raízes, porque nosso povo sempre foi muito unido e é assim que deve continuar sendo.


Então é isso...
As gerações fotografadas de Bruna não passam da quinta geração, mas como ela não conheceu seu tetravô Jerônimo, porque quando ela nasceu, ele já estava desbravando os sertões celestiais, infelizmente seu registro fotográfico sem montagem, no máximo poderia chegar até a quinta geração (Bruna, Luzirene, Niusa, Josias e TUNICO SOUSA). Com montagem até a sexta-geração.


Mas a Bruna deve se orgulhar também de nós, porque graças a esse resgate fotográfico fantástico que estamos fazendo, seus filhos, netos, bisnetos, trinetos, tetranetos e outros tantos milhares de descendentes netos, poderão ter documentadas as suas raízes genealógicas até a geração de Jerônimo Gregório de Sousa e Narcisa Carolina de Rezende, que são suas raízes fotografadas mais antigas de que se tem notícia.


Ao concluir quero registrar o quanto fiquei feliz com a sua proposta de resgatar as fotos das gerações, porque  graças a esse trabalho, poderemos assegurar que jamais teremos apagado de nossos memoriais e da história dos Sousas e dos tantos braços que abraçamos, o VALOROSO NOME DOS SOUSAS, as raízes que nos trouxeram ao mundo.
Publico esse trabalho, dedicando-o em especial a você, Lu Moraes, minha parente consaguínea em quinto grau e a sua filha, minha parente em sexto grau, parente em sétimo grau de meu filho Fernando Resplandes e em oitavo grau de meu neto Davi Resplandes.


Abraços Resplandescentes Marcelinikenses Tuniquensis!!! E vivam os Sousas “até o dia amanhecer!”. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero parabenizar você pela matéria de excelência que você novamente nos presenteia! Você é uma das pessoas que faz nossa família ser mais unida! Que Deus possa continuar te guiando sempre no caminho do bem! Mais uma vez, agradeço pelo lindo presente! Fica com Deus!

Luzirene Moraes disse...


Quero parabenizar você pela matéria de excelência que você novamente nos presenteia! Você é uma das pessoas que faz nossa família ser mais unida! Que Deus possa continuar te guiando sempre no caminho do bem! Mais uma vez, agradeço pelo lindo presente! Fica com Deus! Lu Moraes.

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...