sábado, maio 31, 2008

Aniversário do Lélis

Sábado. 31 de maio de 2008. Poxoréu, MT.
Em companhia da Profª. Clarice de Jesus Gonçalves, eu vinha subindo a "Ladeira do Lélis" - um dos tantos apelidos do trecho de rua compreendido entre a ponte velha do Rio Areia e o "Trevo das Lanchonetes", em Poxoréu, quando me deparei com um "monte" de carros parados em frente ao Conselho Tutelar e à Casa Verde-Amarela do Vereador Antônio Lélis. Antes que eu perguntasse, Clarice esclarecu que iría descer ali... Era o aniversário do Lélis. Respirei alividado. Cheguei a pensar coisa pior. Então eu resolvi entrar e também cumprimentar o nobre vereador, menino que vi crescer, lutando por melhores condições de vida para o povo dessa cidade (foto acima).

Me lembro que, depois de se destacar como líder estudantil, deveras atuante nos tempos da UESP - União dos Estudantes Secundaristas de Poxoréu, Lélis decidiu servir melhor ao seu povo, defendendo as suas reivindicações em uma tribuna de maior peso. Foi no meio de sua gente que o encontrei. E dentre tantos amigos, selecionei esse grupo aí da foto ao lado, para abraçá-lo junto comigo neste dia especial: as professoras Sidalva, Rita, Clarice e Eva, nossas colegas de magistério público.

Também não posso deixar de destacar a presença do Prof. Vicente, nosso colega da Pedagogia, que hoje mora em Primavera do Leste e que animou a tarde, tocando, cantando e encantando os convidados, formando um trio com seus amigos Ricardo da Dona Didi e Claúdio do Juvenal. Foi uma bela cantoria. Até catira saiu por lá. Legal!
Na foto ao lado, Lélis está ladeado pelo Vicente e pelo Sérgio Puhl.

Mas ainda lembrando do passado e do presente também...

Então Lélis se tornou vereador e chegou à Câmara Municipal de Poxoréu. O menino de seu Antônio cresceu. Agora é "um baita", um gigante... Seu nome tem, inclusive, sido bem cogitado para administrar a cidade de Poxoréu. E seria um bom competidor, apesar de andar meio quieto com esse projeto.

Na vida acadêmica, tive o prazer de ser seu colega de Faculdade na UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, no curso de Pedagogia. Lélis foi sempre uma voz vibrante em suas intervenções. E não é por acaso que hoje é professor concursado do município de Poxoréu, em duas cadeiras e vereador da nossa municipalidade. Além disso, para melhor servir sua gente aprimorarou-se nas lides acadêmicas, pósgraduando-se em Ciência Política pelo UNIVAG. Na foto ao lado, vemos o aniversariante e sua irmã Zoraide.

E a história do Lélis vai por aí afora. Podia ter feito uma entrevista com o jovem aniversariante, mas achei que sabia tudo a seu respeito e não o fiz. Agora estou com dificuldades de lembrar "os detalhes". Mas, que são os detalhes diante do fato mais importante? Não são nada!
Então, para finalizar, registro que o meu amigo professor e vereador Antônio Lélis de Azevedo Rocha completou mais uma primavera neste mês de maio e no apagar das "luzes de maio" - olha que coisa linda! - recebeu os amigos e companheiros de luta em sua espetacular "Casa da Ladeira" para festejar essa nova etapa de sua vida, dentre os quais destaco para fechar a matéria, esse grupo bem especial, formado pelas professoras Lena Varanda Guedes, Suizi Evangelista Xavier, Maria Neide Ferreira Rodrigues e Luciana Francisco Pereira.

Ao amigo, queremos deixar o nosso abraço afetuoso, acompanhado dos votos sinceros para que o "Senhor Lá de Cima" possa abençoar a sua vida e fazer da mesma um depósito de grandes e profícuas realizações em prol do povo de Poxoréu. Felicidades! - Izaias Resplandes.

Um comentário:

Valdeir disse...

FELICIDADEEE

Desejo a LELIS muita felicidade e muitos anos de vida, e que o menino Jesus lhe abençoe cada vez mais, Felicidade e até a VITÓRIA.

Valdeir Gomes Vieira
Contador Cuiabá
Ex-Militante da AME junto com LELIS e BIELA.

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...