quarta-feira, dezembro 30, 2015

Provas e bênçãos

Provas e bênçãos

“Benção, sobre bênção... Vivendo a cada dia, no Senhor!” – Agnus Dei.

Ricardo e Izaias Resplandes
Todos os dias nós recebemos novas lições para incrementarmos ou não, a nossa vida, aproveitando-as ou não. É de sabermos que a vida é dinâmica. E assim, dificilmente, uma lição é oferecida nos mesmos moldes das anteriores. Normalmente, isso não acontece. Elas são quase sempre aperfeiçoadas, ainda que possam ser planejadas sobre os mesmos fundamentos. Dessa forma, cada lição é uma lição para um dia: o dia de hoje.

Assim disse Paulo Freire: 

A melhor maneira que a gente tem de fazer possível amanhã alguma coisa que não é possível de ser feita hoje é fazendo hoje aquilo que hoje pode ser feito. Mas se eu não fizer hoje aquilo que hoje pode ser feito e tentar fazer hoje aquilo que hoje não pode ser feito, dificilmente eu faço amanhã aquilo que hoje não pude fazer.

Por outro lado, o aprendizado não é apenas teórico. A lição deve ser experimentada na prática. Não dá para se aprender de verdade o que significa estar na lama, se não passarmos por essa experiência. É preciso estar dentro do atoleiro, no meio da lama, para saber o que significa ser atolado e para descobrir as alternativas de libertação. Não devemos resistir às possibilidades de aprendizagem concreta. Devemos agradecer por elas.

Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tiago 1:12.

O Senhor da Vida quer nos ensinar a viver. Para tanto, ele se utiliza de tudo e de todos. É preciso que saibamos ver e compreender que cada situação de aprendizado é uma parte de nossa libertação.

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.João 8:36.

Cada momento deverá ser especial para que possamos ser abençoados por ele. Quanto mais difícil a experiência, maior a possibilidade de bênção. Não importa o que seja, pois uma coisa é certa: a prova não é maior que a nossa capacidade. 

Fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1Coríntios 10:13.

No nosso dia a dia somos preparados para esse enfrentamento. Vamos de experiência em experiência. Num crescendo. De fé em fé! Uma coisa mais simples nos conduz a outra mais complexa. E assim, vamos sendo aperfeiçoados e ficando mais fortes. Temos convicção e fé de que Deus está conosco; de que não estamos sozinhos e que milhares de pessoas estão do nosso lado, nesse cabo de guerra contra as adversidades. 

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7.

Sabemos que qualquer que seja a dificuldade, nós teremos condições de superá-la. E quando isso acontecer... Oh, glória! As palavras serão insuficientes para expressarmos os nossos sentimentos de vitória.

Que todos tenham um bom fim de ano e um feliz ano novo!

Goiânia, 30 de dezembro de 2015.


Prof. Izaias Resplandes

2 comentários:

Ivon Pereira da Silva disse...

Simplesmente grandiosa a sua reflexão. Parabéns e obrigado.

Ivon Pereira da Silva disse...

Simplesmente grandiosa a sua reflexão. Parabéns e obrigado.

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...