domingo, janeiro 16, 2011

Coronel Resplandes


A família Resplandes, também conhecida como Resplande ou Resplandi vai se firmando e consolidando a sua unidade nacional. Nós, de fato estamos ramificados em muitos troncos, espalhados por todas as regiões brasileiras, mas, de fato somos um só povo, uma só gente e temos o mesmo sangue.

Sempre estivemos presentes na história brasileira. Aqui, ali ou acolá... A presença de um Resplandes é coisa certa.

De acordo com o depoimento procedente de Pindaré-Mirim, Maranhão, da lavra do Professor, Comerciante e Técnico Agrícola Osmar Resplandes Ferreira, filho do senhor Raimundo Nonato Resplandes, o conhecido Capitão Nonato, genitor dos médicos Osmar Resplandes II e Ywkennedy Resplandes, estamos no caminho certo. Assim diz ele:


Quero aqui fortalecer todos os dados de sua pesquisa, segundo a história
tradicional, ou seja, a história verbal contada de pai para filho. Lembro muito
bem quando criança que meu pai contava-me o seguinte: toda a pessoa que tivesse
o sobrenome “RESPLANDES” pertencia a uma única família e acrescentava dizendo
que o primeiro Resplandes a chegar no Brasil foi o coronel Resplandes e que o
mesmo era francês, alvo e de olho azuis e que por motivo de constantes guerras
resolveu vir para o Brasil onde deu origem a todos os Resplandes [daqui].
Segundo a avó de meu pai, não se sabe qual o nome completo dele e nem a data em
que chegou no Brasil. O que ela sabe é o que os seus próprios avós só sabiam
dizer, que o ancestral ficou gravado na história verbal como “Coronel
Resplandes”, tornando-se um marco histórico da família Resplandes no Brasil.

Osmar acredita que a informação canalizada pela tradição está de acordo com os relatos da existência de Resplandes desde 1714 no estado do Ceará, e da existência dos mesmos na Europa, principalmente na Espanha e na França. Para ele a nossa linha de pesquisa se coaduna muito bem com a história contada pelo Capitão Nonato, seu pai. Portanto, também compartilha do nosso entendimento de que todas as pessoas que tenham sobrenome “RESPLANDI, RESPLANDE ou RESPLANDES” são membros da única família Resplandes do Brasil.

Para Osmar Resplandes Ferreira, não resta dúvida de que “a árvore genealógica do família Resplandes originou-se na Espanha, estendendo-se para a França e, posteriormente, para o Brasil e demais partes do mundo”, pois assim apontam as evidências.

Osmar também relata a sua indignação em relação à mudança na denominação do Município de Resplandes para Fernando Falcão, em um completo desrespeito à memória de Manoel Resplandes de Araújo e seus descendentes, os quais deram origem à comunidade de Jenipapo dos Resplandes, construindo passo a passo a história e o desenvolvimento dessa unidade federativa. Em seu entendimento, que compartilhamos, a política maranhense se apropriou do trabalho da família Resplandes para homenagear o deputado, o que, com certeza só pode causar muita revolta e indignação ao clã dos Resplandes.

JENIPAPO DOS RESPLANDES

Osmar Resplandes Ferreira relembra a trajetória de nosso ancestral, o destemido cidadão Manoel Resplandes de Araújo, em Jenipapo dos Resplandes, quando, em abril de 1832, iniciou a ocupação das terras que mais tarde seria Janipapo dos Resplandes.
Em 1835, fundador do lugar, Manoel Resplandes de Araújo conseguiu aforar as terras do lugar, conforme registros no Cartório de Barra do Corda/MA, com o nome Jenipapo dos Resplandes, o qual, através da Lei Estadual nº 269, de 31/12/1948, foi elevado à condição de Distrito com o nome de RESPLANDES, conforme registravam, para orgulho da família, todas as pesquisas realizadas até 1994, haja vista que tal fato se constituía em uma homenagem à mesma.

Posteriormente, indo na contramão da história que registrava os 162 anos de posse da família Resplandes, ou que seja os 159 anos de direito (conforme o registro feito em Cartório), bem como os 46 anos do distrito RESPLANDES, sem a realização de qualquer plebiscito, em 10/01/1994 a Assembléia Legislativa do Maranhão, maculou a conquista de fato e de direito, através da ocupação, do registro em Cartório e da Lei Estadual nº 269 e, porque não dizer, das lutas travadas pelos HEROIS e DESBRAVADORES “RESPLANDES” e grandes RESPLANDESCENTES da agricultura e pecuária daquela região.

Para Osmar, Fernando Falcão é apenas um pseudônimo do verdadeiro nome do Município de RESPLANDES. Nisso comungamos, convocando todos os membros dessa família para que cerrem fileiras, a fim de que possamos reverter essa injustiça legislativa e voltar a ter neste Município o glorioso nome de nossa família.

Uma vez Resplandes, sempre Resplandes.

30 comentários:

Anônimo disse...

Meu parente historiador Izaias Resplandes,

Sabendo do seu interesse historiógrafo sobre estudo minucioso e sistemático, com o fim de descobrir fatos relativos ao conhecimento da família Resplandes.

Em 1922 o jovem Antonio Resplandes emigrou de Barra do Corda para a cidade metrópole do Maranhão, onde existia uma fábrica de Tecido “Caxias do Maranhão”, onde pretendia crescer e desenvolver-se, sonho de todo jovem.

Não havia carro e nem estrada, seria viagem a pé, nas veredas ou trilhas, chegando em Caxias, arranchou (palavra da época) hospedou na casa do senhor José da Costa Quintanilha.

Voltando de Caxias, existia um trem que fazia linha de Teresina, Capital do Piauí, a São Luis, Capital do Maranhão.

Antonio Resplandes, pegou o trem em Caxias, até a cidade de Codó-MA.
Posteriormente segue a pé para a cidade natal, Barra do Corda.

E escreveu os seguintes versos:

I
Sai de Barra do Corda
Minha cidade natal
Rompendo matas e lamas
Doente passando mal
Em procura de Caxias
Onde cheguei afinal.

II
Sessenta léguas venci
Entre lamas e matagal
O dinheiro pouco, acabou
Aumentou o passa mal
Afinal achei emprego
Aqui na Industrial.

III
Quando cheguei em Caxias
Não restava mais dinheiro
Sofrendo sem ter alívio
A ponto de desespero
Botei minha confiança
Em nosso deus verdadeiro.

IV
Saí para Estação
Aonde se compra passagem
Com destino a Codó
Apreciando as estradas
Cobertas de Mororó
Para quem viaja de pé
Nunca vi coisa melhor.

Osmar Resplandes Ferreira

Pindaré Mirim, 04 de fevereiro de 2011.

Anônimo disse...

Procuro Saú Resplande Campos, ele também é do Maranhão e não o vejo a mais de trinta anos, na verdade não sei se ainda é vivo, porém, na época ele já tinha um casal de filhos. Qualquer informação eviar para mmausantana@gmail.com

- Aylton M' disse...

Olá, Boa noite, me interessei muito pela história da minha família e também concordo que seja uma injustiça mudar o nome da cidade. Eu, Ailton Moreira Resplandes, filho de Natal Resplandes, o qual nascera no Jenipapo dos Resplandes, planejo juntar forças para que possamos resgatar a história da nossa família. Sou estudante de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais.

Unknown disse...

EU MARLUCIA RESPLANDE FILHA DE ANTÔNIO RESPLANDE, TAMBÉM ACHOU UMA INJUSTIÇA MUDAR O NOME DA CIDADE. SOMOS DE BARRA DO GARÇAS MT.

Unknown disse...

Olá, Me chamo Kíssila Resplandes, bisneta de Agenor Resplandes de Menezes, Nascido em 1915, natural de barra do corda - MA. Estou fazendo uma pesquisa com a presenção de escrever um livro sobre os primórdios da Família em solo Brasileiro. Se puder acrescentar algo além, qualquer detalhe, será muito bem vindo. kiilresplandes@hotmail.com. Abraço apertado!

Nice torres disse...

Parabéns pela iniciativa!

Nazaré disse...

Olá,me chamo Maria de Nazaré Resplande minha mãe se chama Maria das Graças Costa Resplnade e o pai dela chamava-se João da Costa Resplande que morava em Sobral no Estado do Ceará, gostaria de saber se o mesmo era filho do Coronel Resplandes?

Unknown disse...

Ola, meu bizavo chamavase João da costa resplande, morava em frecheirinha ceara, queria muito saber sobre ele, parece que ele ja foi prefeito de alguma cidade ali proxima,como coreau, sobral, por favor preciso que mi responda, se podemos troca algumas informaçoes. Atenciosamente.

Unknown disse...

Meu Esposo Chama-se David Resplandes Carvalho Ele e Filho de Celina Resplandes Carvalho "Ja Falecida" Ela Era Filha do Sr. Angelo Ferreira Resplandes "Já Falecido"
Moramos Em São Luis MA.

Nazaré disse...

Oi sou Nazaré Costa Resplande, filha de Maria das Graças costa Resplande e neta de João da Costa Resplande, sim é meu avÔ,não sei muito lhe falar sobre ele pois não conheço quase ninguem de minha família do ceara,minha mãe era de Frecheirinha mais eles tinham propriedades em Sobral,Tianguá, o tio mais proximo que cheguei a falar foi o tio Cícero esposo da tia Necy , mais eram muitos irmãos e minha mãe não chegou a me dizer todos os nomes,só lembro da Juliana,Liduina,do Cícero, tem vários mais não me recordo, meu face é Nazaré Resplande.

Unknown disse...

Gostaria de saber detalhes sobre a suposta origem espanhola do sobrenome "Resplandes". Como podemos ter provas de ser de origem da Espanha? Me envie informações pelo email:

gislaineresplandes@gmail.com.

Obrigada !

Unknown disse...

Olá. Minha mãe se chama Alessandra Resplandes. Natural de Tuntum Ma

Unknown disse...

Peço que os Resplandes entrem em contato... Meu e-mail paularesplandes@outlook.com

Elza Resplande disse...

Ai meu Deus,sou doida pra saber toda historia da minha familia Resplande,sou filha de Francisco da Costa Resplande e neta de João da Costa Resplande.Meu pai e minha mae são falecidos.Ainda tenho um tio vivo no Ceará.Tio Cicero da Costa Resplande.Essa família maravilhosa é enorme.Esta espalhada por todo Brasil,Tenho 8 irmãos vivos gracas a Deus,meu sonho e conhecer meu tio Cícero que mora no Ceará e toda família de lá.Minha irmã Maria Antônia Resplande da Silva,tem um neto de8 anos que se interessou pelos primeiros Resplandes no Brasile fez essas descobertas maravilhosas,estamos emocionadas por esse menino tão pequeno e tao inteligente se interessar oela nossa história.Obrigada Vinicius,vc é o máximo.Deus te abençoe e proteja de todo mal.

Elza Resplande disse...

Seu bisavô era meu avô,oai de meu pai Francisco da Costa Resplande e tem ainda um filho vivo no Ceara,meu tio Cicero da Costa Resplande.Nossa familia e imensa,tenho varios irmãos,tios,orimos por todo Brasil

Nazaré disse...

Oi Elza tambem sou neta de JOÃO DA COSTA RESPLANDE e sobrinha do Cicéro ,juliana, liduina, Francisco, das gemeas Socorro e Salete, Fátima e de outros que não sei os nomes,pois são tantos filhos do meu avo que não sei dizer,Elza esse é meu face Nazare Resplande e meu gmail é nazareresplande5@gmail.com me procure pra falarmos.

Unknown disse...

Olá mim chamo Guilherme estou a procura de mais informações sobre esse João da Costa resplande, provavelmente ele é meu bisavô, pai de Franscisco frança pimenta, ( pimenta apelido ), meu avô, queria muito informações mesmo, Guilherme pimenta meu face.

Isa disse...

Sou Francisca minha mãe se chama CONCEIÇÃO RESPLANDE BEZERRA filha de MARIA RESPLANDE BEZERRA, minha mãe tem o desejo de reencontrar o seu irmão que se chama VALDIVINO RESPLANDE, que residia em um pequeno vilarejo próximo a cidade Nova Olinda Goiás.
Quem tiver mais informação mande por esse e-mail:
isresplandi@gmail.com

Wesley disse...

Weslley Nunes Resplande será que faço parte dessa gigante família RESPLANDE

Nazaré disse...

Se tem Resplande ou e filho de um Resplande com certeza é dessa grande família so temos que saber quais suas raizer mais pode ter certeza que é da família.

Unknown disse...

Resplande sao resplande muito bom saber a origem e a historia dos RESPLANDE quemtevet informacao informe RESPLANDE

Rogerio Resplande disse...

Olá pessoal , meu nome é Rogério Resplande , Moro no Mato Grosso na cidade de Primavera do Leste , estou buscando a origem dos meus antepassados e da Família Resplande , meu avô se chamava Cândido Resplande nasceu em Barra do Corda/MA e veio morar em Mato Grosso na cidade de Barra do Garças e posteriormente poxoreo MT.

Marquilia Resplandes disse...

Olá professor Resplandes, eu também sou Resplandes e compartilho com o Senhor a paixão pela literatura, a religião e a profissão pedagoga. Feliz em saber de sua existência e interesse em registrar a história de nossa família.

Atenciosamente Marquilia Resplandes.
Gurupi, Tocantins

Unknown disse...

Olha mim chamo Guilherme pimentas, filho de João frança pimenta, neto de Francisco frança pimenta, ( esse sobrenome pimenta foi colocado no meu avô, Francisco frança pimenta,conversado com meu pai, João pimenta, ele disse que a nossa família era para ter o sobrenome resplande pois já que seu avô se chamava João Costa resplande, ou seja meu bisavô,, meu vô meu pai são todos natural de Tianguá, queria saber minha descendência, face Guilherme pimenta imail guilhermelizangela2015@gmail.com sou de Fortaleza ceará qualquer informação eu agradeço

Unknown disse...

Meu nome é Fabrício resplande filho de Paulo resplande de Araújo, sou neto de Henrique resplande neto,moro em confresa MT grosso, e achei muito bom essa história

Nazaré disse...

oi guilherme o único tio que sei que ainda é vivo é o tio cicero da costa resplande esposo da tia necy viana que inclusive mora ai em fortaleza, mais não conheço pessoalmente. talvez vc possa procurar e tentar saber mais sobre sua descendÊncia, procura no face necy viana.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é  Tatiane da Costa Resplande, sou filha de José de Nazareno Resplande e neta de João da Costa Resplande, moro em Fortaleza- CE. Gostaria muito de conhecer o resto da história dos Resplandes

Anônimo disse...

Sou Lucia Resplandes, natural de Itaituba -PÁ. Meu pai era (falecido) Jervaldo Resplandes, nascido em Barra da Corda- Maranhão. Sei que tenho dois irmão no Maranhão (por parte de pai. Gostaria de conhecer. Hoje moro em Roraima. Informações via e-mail. drresplandes@gmail.com. Grata. E felicidade em fazer parte da família Resplandes.

Cicero da Costa Resplande Filho disse...

Boa Tades as todos eu mim chamar Cicero da Costa Resplande Filho conhecidor por Cicinho meu pai estar vivo e minha mae tambem com muita saude quem quer falar com ele so mim ligar no meu telefone (85) 99641-7615 e do whatsap. poder ligar eu dor endereco para voce de Fortaleza Ceara

Álvaro Resplandes disse...

Eu sou Álvaro Resplandes, com pai de mesmo nome, Barra do Garças é minha cidade natal.

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...