terça-feira, julho 15, 2008

Jenipapo dos Resplandes

Busto de João Resplandes e sua bisneta Maria Resplandes em Fernando Falcão - ex-Jenipapo do Resplandes. Ele foi o primeiro a chegar ao lugar, vindo do Ceará.

Pesquisando na internet, encontrei essa breve notícia história no Jornal Pequeno on line, datada de 13 de maio de 2007, com o título de "Deputado de Barra do Corda deu nome à cidade". Recomendo a leitura para aqueles que desejam conhecer mais sobre a história de nossa família. Abaixo tem o link e a reprodução fiel da matéria. É uma pena que sempre surja um político achando que é mais importante do que a cultura, a tradição e a história. Não foi Fernando Falcão (que seja honrado de outra forma) que fundou Jenipapo do Resplandes. Foi João Resplandes. É preciso que a política respeite o povo.

Deputado de Barra do Corda deu nome à cidade

HISTÓRIA

O município de Fernando Falcão originou-se do distrito de Jenipapo dos Resplandes, criado em 1948, subordinado ao município de Barra da Corda.
Resplandes foi elevado à categoria de município, então com a denominação de Fernando Falcão, pela lei estadual número 6.201, de 10.01.1994, desmembrado de Barra da Corda.
O nome foi trocado em homenagem ao deputado estadual Fernando Falcão, que apesar de ser natural de Barra do Corda, onde chegou a ser prefeito, tinha um carinho especial por Resplandes.
Falcão morreu no início da década de 80, em São Paulo, para onde se dirigiu para fazer exames que esclarecessem seus problemas no aparelho digestivo. O auditório da Assembléia Legislativa do Maranhão leva seu nome.
A mudança de denominação, quando o povoado de Resplandes virou município, não agradou a todos. Principalmente aos integrantes da família Resplandes, que ainda são muitos na cidade.
Maria Resplandes, de 77 anos, é uma das mais antigas representantes do clã em Fernando Falcão. Ela disse ao JP que seu bisavô, João Resplandes, natural do Ceará, foi um dos primeiros a chegar ao local em que hoje se situa o município, estabelecendo uma rocinha. “Ele era galego do olho azul e se arranchou na casa de um moreno, que tinha umas filhas moças. O moreno gostou dele e casou uma das moças com meu bisavô. Por isso, hoje a gente vê tanta gente morena de olho claro por aqui”, contou dona Maria.
Não há nenhum lugar público em Fernando Falcão que lembre o pioneiro João Resplandes. Nem mesmo Fernando Falcão, que só tem um busto em sua homenagem na praça Melo Uchoa, no centro de Barra do Corda.

19 comentários:

josenildo disse...

sou descendente da familia Resplandes. Filho de Jose Ornilo Mota Resplandes e neto de Altino Resplandes de Araujo, o qual tem seu nome martirizado na principal avenida de FF. gostaria de saber mais sobre o clã da familia e a arvore geneologica. Quero, em breve escrever um livro que contenha informações precisas sobre nossa familia. É com grande honra que acompanho esse site e acredito na sinceridade aqui colocada.

Prof. Izaias Resplandes disse...

Prezado Josenildo. Vamos juntos somando esforços para resgatar as origens e os desdobramentos de nossa família. Meu avô João Resplandes de Araújo veio do Jenipapo do Resplandes, onde nasceu, ainda criança, para o Estado de Mato Grosso. Aqui se casou com uma goiana de nome Jorcelina de Souza Carrijo, com a qual ampliou consideravelmente o número de membros da família Resplandes. Infelizmente ele faleceu sem nos deixar informações suficientes sobre seu passado. Mas nós vamos encontrar nossas raízes. O ponto de partida para que isso aconteça é a vontade. E isso nós temos de sobra. Abraços. Izaias Resplandes de Sousa

Unknown disse...

Izaias, tambem sou descendente dos resplandes e vo sempre que da em fernando falcão (Ginipapo dos resplandes) e disponho de bastante informação essa familia caso queira podemos tracar informações pois tbm pesquiso essa familia.

del resplande disse...

também sou da familia resplande e moro no tocantins meu avô Domingos Resplandes de Araujo. morou em Genipapo dos Resplandes.

Unknown disse...

Olá! querido parente Professor e escritor Izaías Resplandes, li todo o relato e pesquisa publicada sobre a origem da nossa família “RESPLANDES” no exterior e no Brasil, assim sendo quero lhe parabenizar por esta tão importante e brilhante iniciativa.
Sou maranhense moro na cidade de Pindaré Mirim - Maranhão, meu nome é Osmar Resplandes Ferreira, filho do senhor Raimundo Nonato Resplandes, o mais conhecido capitão Nonato, sou técnico agrícola, Professor do Estado e comerciante, tenho 02 filhos: Osmar Resplandes II e Ywkennedy Resplandes, ambos médicos.
Quero aqui fortalecer todos os dados de sua pesquisa, segundo a história tradicional, ou seja, a história verbal contada de pai para filho. Lembro muito bem quando criança meu pai contava-me o seguinte: toda a pessoa que tivesse o sobrenome “RESPLANDES” pertencia a uma única família e acrescentava dizendo que o primeiro Resplandes a chegar no Brasil foi o coronel Resplandes e que o mesmo era francês, alvo e de olho azuis e que por motivo de constantes guerras resolveu vir para o Brasil onde deu origem a todos os Resplandes no Brasil, sendo que segundo a avó de meu pai não se sabe qual o nome completo dele e nem a data que chegou no Brasil o que ela sabe é que os seus próprios avós só sabiam dizer que o mesmo ficou gravado na história verbal de “Coronel Resplandes” como marco histórico da família Resplndes no Brasil.
Profº Izaías Resplandes fortalecerte-me com a sua pesquisa quando relata a existência de Resplandes desde 1714 no estado do Ceará, e da existência na Europa principalmente na Espanha e na França o que fecha muito bem com a história contada de meu pai assim sendo enfatizo que todas as pessoas que tenham sobrenome “RESPLANDI, RESPLANDE, RESPLANDES é da família Resplandes.
Quanto ao Manoel Resplandes de Araújo e seus descendentes e a origem de jenipapo dos Resplandes e o desmembramento de barra do Corda e a mudança do nome para Fernando Falcão, todos os fatos condiz com a realidade do que está escrito, o que nos revolta é alguém usar o nome de algo que os Resplandes construíram.
Profº Resplandes através de tanta evidência poderíamos resumir dizendo que a árvore genealógica do família Resplandes originou-se na Espanha estendendo-se para a França e posteriormente para o Brasil e demais partes do mundo.
Abraços a todos os Resplandes existentes no planeta terra.
Pindaré Mirim 03/01/2011
email: bussmeurer@hotmail.com

IZA XAVIER disse...

Olá! Osmar, sou Izalene Resplandes e tenho muito curiosidade de saber mais sobre essa familia. Sou filha de Elisa Resplandes e neta de Francisco Resplandes, meu avô era de Barra do Corda, mais precisamente de Jenipapo. Sou de Tocantins, moro em Palmas-to. email:izaresp@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Sou da familia Resplandes e acho interessante estuda as nossas origens,meu pai se chama Wilton Kleiber Resplandes, neta de Domingas Resplandes Lima.Moro em Uberaba, nasci em Boa vista-RR.
Grande parte da minha familia recide em Araguatins-TO,alem de alguns que moram em outras cidades pela redondeza.

Luzinete Resplandes disse...

Sou Luzinete Resplandes, filha de Onezina Resplandes natural de Araguatins-TO.
Fiquei muito feliz em saber da origem da familia Resplandes.Atualmente moro em Uberaba-MG,trabalho IFTM.

Anônimo disse...

Eu sou neto de antonio resplandes ,filho de maria resplandes

Unknown disse...

eu sou neto de Ladislau Resplande filho de Domingas saldanha da gama que era irmã de Sebastiana Resplande sobrinha de Maria Resplande de Carolina Ma,eu nasci em Filadelfia em junho de 1949,moro em Nova Friburgo Rj.meu imail:saldanhaaraujo04@gmail.com meu nome e Raimundo Nonato Saldanha de Araujo.

Unknown disse...

nossa família está bem grande em Marabá,apesar de ter muitos menbros dos resplandes em outras cidades por parte de minha mãe Domingas resplande só da parte de minha mãe já beiramos os 200.

Unknown disse...

Raimundo Nonato Saldanha de Araujo,da família Resplande meu imail:saldanhaaraujo04@gmail.com tel.22-25235827 ou 22-997988853 desejo me comunicar com outros membros da Família Resplande!

Josy matos disse...

Minha mãe Helena Resplandes matos Lima.
Meu email:josymatoasbeleza@hotmail.com

Josy matos disse...

Minha mãe Helena Resplandes matos Lima.
Meu email:josymatoasbeleza@hotmail.com

Unknown disse...

gente eu postei um comentario e não obtive resposta,mandei mei imail e estou mandando novamente,www.saldanhaaraujo04@gmail.com, troquei de telefone agora é 094-992078853,gostaria que alguem,se conhecer minha tia Maria Resplande ou Sebastiana Resplade esta filha de Ladislau Resplande,que era meu avô elas moram ou moravam na cidade de Carolina,entre em contcto comigo,eu gostaria muito entrar em contcto com a família de minha mãe já falecida,moro na cidade de Marabá Pará um beijo grande a todos os Resplandes.

Andrielle disse...

Sou bisneta de Maria Sousa pinto resplandes e Isaque resplandes cavalcante. Os dois eram primos. Pelo que me contaram, ela é bisneta do primeiro resplandes que veio pra cá pro Brasil.. ela, minha bisavô, nasceu em 1922, tem 97 anos e ainda é viva. Meu bisavô faleceu. Pelo que minha mãe me contou, o meu trisavô se chamava Filinto Resplandes (pai da Maria Pinto), morreu com 93 anos e nasceu no jenipapo dos resplandes, morreu aqui em Imperatriz-MA.. minha bisa sempre disse a minha mãe que só tem uma família chamada resplandes.

Andrielle disse...

Sou bisneta de Maria Sousa pinto resplandes e Isaque resplandes cavalcante. Os dois eram primos. Pelo que me contaram, ela é bisneta do primeiro resplandes que veio pra cá pro Brasil.. ela, minha bisavô, nasceu em 1922, tem 97 anos e ainda é viva. Meu bisavô faleceu. Pelo que minha mãe me contou, o meu trisavô se chamava Filinto Resplandes (pai da Maria Pinto), morreu com 93 anos e nasceu no jenipapo dos resplandes, morreu aqui em Imperatriz-MA.. minha bisa sempre disse a minha mãe que só tem uma família chamada resplandes.

Unknown disse...

Sou Yang Lima Resplandes, atualmente moro em Boa Vista - RR, nascido em Araguatins - TO.

Marinete disse...


Recomendo aos Resplandes com ascendência no Jenipapo, a leitura do livro "O Resgate da História que não te Contaram", de Evangelista Mota.
Josenildo, você está na página 143 do livro.

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...