domingo, fevereiro 12, 2012

Minha Casa Poxoreana

Minha Casa Poxoreana

 No último sábado andei a pé pelo centro histórico de Poxoréu, MT. Se você quiser conhecer uma cidade, caminhe a pé por suas ruas e becos. De máquina fotográfica na mão, andei pelas Ruas Paraná, Paraíba, Bororo, Pernambuco e Mato Grosso.
Na Lanchonete do Pimentel tive a satisfação de encontrar o Antônio do Bazar, o Idaiolan Guimarães e o Agnaldo do Ângelo Romano. Eles falavam sobre a cidade e sua administração passada, presente e futura, avaliando criticamente os avanços, os retrocessos e as perspectivas.
Segundo Antônio do Bazar, Poxoréu está muito viva, embora não se veja muitos visitantes pelas ruas históricas da cidade, perdendo estes a oportunidade de belos passeios.
Após um refrigerante e uma breve conversa continuei minha caminhada. Foi com grande prazer que fotografei a casa do saudoso Arthur Farias, com a fachada belissimamente restaurada, pintada em tons de verde. Uma maravilha. Ah, Vinícius de Moraes! "Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver". Se todos pintassem pelo menos as fachadas de suas casas uma vez por ano, em vivas cores, como ficaria linda a nossa cidade. Como ficou bonita a casa de seu Arthur!
Na Rua Rosa Bororo, "aconchego dos Pinga", também vi belíssimas casas coloridas. O rosa, o salmão e o laranja são as cores predominantes. No antigo consultório do Dr. Joaquim Dentista, agora está funcionando o consultório psicológico de sua nora, a Doutora Rejane Regenold. Jonh, o filho do doutor, agora também é doutor dentista e está atendendo junto com o pai, na casa do Leoncinho Pinga, em frente à Pizzaria Snitran, popularmente conhecida como a Lanchonete do Gordo, na Vila Cruzeiro, no "Trevo das Lanchonetes", aonde vem acontecendo nos últimos anos, o carnaval de rua da cidade, que outrora acontecia mais lá na Rua Mato Grosso, no centro histórico, nos bons tempos do animado Bloco dos Cocos, organizado por João Batistão e outros Barbosas e no qual também participei alguns anos, antes de deixar a pinga para me dedicar mais à religião e à salvação da alma, deixando o espaço para outros foliões não tão preocupados com essas questões espirituais.
Vi uma linda casa na Rua Rosa Bororo, recém-pintada na cor salmão, com uma varanda elevada e uma escada externa para o acesso. Belíssima! Como uma boa pintura nas casas enriquece e dá vida à cidade. Eu enchi meus olhos de alegria. Quem será que mora ali? Ah, isso não importa. O que importa é que a casa está linda, muito linda.
Subi à sacada do Consultório Psicológico da Dra. Rejane para registrar a paisagem poxoreana lá de cima. O gostoso desses prédios com sacadas altas é que eles aumentam as possibilidades de leitura da cidade. Oh! Que bela visão da Vila Santa Terezinha e do Morro da Mesa, através da Rua Rosa Bororo, calçada de lajotas e com suas calçadas estreitíssimas.
Voltando à Rua Mato Grosso, revi uma casa sexagenária de Poxoréu. A data de sua construção está registrada em sua parte frontal; é MCMLII (1952). A restauração conservou algumas das linhas arquitetônicas originais. Que bom terem preservado esses traços! E ao lado, temos agora a loja "ELEGÂNCIA", oferecendo a Moda Masculina.
O Antônio do Bazar está certo. O centro de Poxoréu está bem vivo, embora pouco movimentado. Vale a pena passear por aquelas ruas lá da parte baixa da Poxoréu garimpeira, de casas geminadas construídas nas ladeiras, nos sobes e deces que os garimpeiros faziam nas barrancas dos rios Bororo, Areia e Poxoréu.
Da Rua Paraná esquina com a Rua Paraíba é possível ter um belo visual da cidade. O prédio do Sindicato Patronal Rural que fica nessa esquina, foi recentemente pintado em tons de verde e ficou muito lindo. Fizeram uma varanda coberta de telhas coloniais. Ficou ótimo.
 É muito bom mesmo, quando a gente vê pessoas se preocupando em fazer com que a cidade fique cada vez mais bonita. É claro que a gente só vê o que quer ver. Eu poderia ter visto outros aspectos da cidade durante este meu passeio matinal de sábado pelo centro da cidade. Posso até receber críticas por não ter visto direito e ter deixado passar outras belezas. Mas foram essas cores e essas paisagens que meus olhos viram e foi isso que me deixou muito feliz em ter também, neste lugar a "minha casa poxoreana".
Prof. Izaias Resplandes

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante, quero publicar esse texto do centro historico em meu blog. Se permitir envie um e-mail professor. Caso queira publicar reportagens e outros fatos também, envie para o e-mail descrito no blog.

Blog: Poxoréu News
poxoreunews.blogspot.com
poxoreunews@gmail.com

Fernando Resplandes disse...

nossa casa tambem ficou linda depois dessa pintura arrojada.
Grande beijo pai

A hora do juízo

  A hora do juízo Izaias Resplandes de Sousa Saudações aos queridos amigos que nos acompanham a partir de agora, durante essa n...