sábado, abril 09, 2011

Educação democrática


A educação é a salvação do mundo. Ela é responsável pela transmissão dos saberes, seja de pai para filho, na chamada educação de berço e que é muito importante para todos nós, seja na educação escolar, onde os pais recebem o apoio de professores preparados para ensinar as artes das ciências nas quais se formaram e se especializaram.

Quando se fala em educação democrática, há quem pense em acesso à escola garantido para todas as pessoas. Talvez seja isso também, mas acredito que vai além dessa postura simplista.

A educação democrática é aquela em que todos os envolvidos participam, desde a decisão sobre as temáticas a serem trabalhadas no debate, até as discussões e decisões conclusivas.

A participação de cada um não se dá pelo fato de se ser mais ou menos importante, mas por se tratar de sua própria educação. Aquele que está participando do debate está se educando. Afinal, já dizia Paulo Freira em sua Pedagogia do Oprimido (Paz e Terra, 1987) que "ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".



Nenhum comentário: